O tenista português João Sousa caiu hoje dois lugares na classificação do circuito profissional de ténis, mas manteve-se dentro do “top-50” do ATP Tour, na 49.ª posição.

Na semana passada, a 28 de outubro, o tenista de Guimarães atingiu a sua melhor classificação de sempre no circuito profissional, ao figurar no 47.º lugar, mercê de ter atingido a segunda ronda do Masters 500 de Valência, onde integrou ao quadro principal por intermédio do “qualifying”.

No topo da hierarquia não se registaram alterações: o espanhol Rafael Nadal continua a liderar, seguido do sérvio Novak Djokovic, do espanhol David Ferrer, do britânico Andy Murray e do argentino Juan Martin del Potro.

No “sprint” final para o Masters de Londres, ficaram ainda apurados checo Tomas Berdych, o suíço ex-número um do Mundo Roger Federer - que esta semana caiu um lugar na lista, para sétimo -, o também suíço Stanislas Wawrinka, atual campeão do Portugal Open, e o francês Richard Gasquet.

O torneio de Londres, que encerra a temporada, junta os oito melhores do ano, mas o tenista da "casa" Andy Murray falhará a prova por lesão, abrindo caminho ao nono classificado: Gasquet.

Também hoje as tenistas profissionais portuguesas caíram lugares na tabela feminina. Michelle Larcher de Brito desceu dois degraus, para o 109.º, e Maria João Koehler desceu cinco posições, para 131.º.

A tabela das melhores tenistas profissionais do Mundo continua a ser liderada pela norte-americana Serena Williams.