O tenista português João Sousa perdeu um lugar no ‘ranking’ mundial, figurando hoje na 34.ª posição, numa lista que continua a ser liderada confortavelmente pelo sérvio Novak Djokovic e sem alterações na ‘elite’ do grupo dos dez melhores.

Depois de ter chegado à terceira ronda do Open da Austrália, primeiro ‘Grand Slam’ da temporada, João Sousa foi eliminado logo na primeira ronda dos dois torneios que disputou após Melbourne: Montpelier, em França, e Roterdão, na Holanda.

Já Gastão Elias reforçou o ‘estatuto’ de número dois português ao ganhar um lugar no ‘ranking’, fixando-se agora na posição 141, apesar de ter falhado a entrada no quadro principal do torneio do Rio de Janeiro, ao perder logo à primeira no ‘qualifying’.

Frederico Silva deu um ‘salto’ de dois lugares e surge hoje em 269.º.

Na classificação feminina, comandada pela norte-americana Serena Williams, a suíça Belinda Bencic, finalista do torneio de São Petersburgo, na Rússia, entrou no ‘top-10’ e alcançou a melhor classificação da carreira, aparecendo hoje no nono lugar, graças à ‘escalada’ de duas posições.

Michelle Larcher de Brito, que regressou aos ‘courts’ no Open da Austrália (perdeu na terceira ronda do torneio de qualificação) após seis meses a recuperar de lesão, ‘caiu’ mais uma posição e ocupa agora o 205.º lugar.