João Sousa, número um português, foi eliminado terça-feira na ronda inaugural do “qualifying” masculino do torneio de ténis norte-americano de Indian Wells, que contará com Michelle Larcher de Brito no quadro principal de singulares femininos.

O número 92 do Mundo falhou o objetivo de entrar no quadro principal logo na primeira tentativa, perdendo com o espanhol Daniel Munoz-De La Nava, 135.º do “ranking”, em três “sets”, pelos parciais de 6-3, 3-6 e 6-3.

Com as eliminações de João Sousa e Maria João Koehler, os dois melhores tenistas nacionais da atualidade, o torneio de Indian Wells, o primeiro Masters 1000 da época, contará apenas com um representante português na fase oficial, Michelle Brito.

Na eliminatória inaugural da edição de 2013, a jogadora portuguesa, que ocupa o lugar 136 da hierarquia, vai cruzar-se com a romena Alexandra Dulgheru, “afundada” na posição 491 mas com “ranking” protegido, por ter sofrido uma lesão que a afastou dos “courts” durante alguns meses.

Dulgheru chegou na figurar entre a elite das 30 melhores do Mundo, alcançando em abril de 2011 a melhor classificação de sempre, quando chegou ao 26.º lugar.
Em 2010, as duas jogadoras também se cruzaram à entrada de Indian Wells, com a romena a levar a melhor. Um ano antes, na segunda ronda do Estoril Open, tinha sido Michelle Brito a vencer.