O tenista português João Sousa debateu-se hoje com problemas físicos na derrota por 6-3 e 7-5 frente ao croata Ivan Dodig, na primeira ronda do Masters 1000 de Indian Wells, Estados Unidos.

O número um portuguêes foi eliminado de entrada no primeiro Masters 1000 da temporada, disputado no deserto da Califórnia, ao perder com o 92.º jogador mundial em uma hora e 26 minutos, depois de ser assistido por problemas físicos no segundo ‘set’.

No primeiro ‘set’, o português esteve longe de demonstrar as credenciais que o tornaram o número 52 do ‘ranking’ ATP, acumulando erros (foram 15 os não forçados) e revelando dificuldades no jogo do fundo de ‘court’.

Apático, Sousa permitiu a Dodig um primeiro ‘break’ e nunca esteve perto de conseguir um ponto para quebra de serviço, uma vez que o croata, quando ameaçado, apoiou-se no seu potente serviço para dissipar todas as dúvidas.

O 96.º tenista mundial fechou o primeiro ‘set’ em cerca de 40 minutos, no jogo do melhor português de sempre (foi 32.º), que, depois de anular um primeiro ‘set point’, atirou a bola contra a rede, permitindo a segunda quebra de serviço.

Depois de somar apenas cinco ‘winners’ no primeiro parcial e de ter 47% de primeiros serviços, o vimaranense entrou com atitude renovada no segundo ‘set’, conquistando o ‘break’ de entrada e consolidando-o logo de seguida.

A servir para o 4-2, com 30-30 no marcador, Sousa cometeu uma dupla falta. ‘Break point’ para o croata, que conseguiu o ‘contra-break’ num erro não forçado do adversário.

Esse foi o momento determinante para o desfecho do encontro: o português chamou o médico, queixou-se de dores na cabeça, regressou ao encontro e, em nova paragem, voltou a ser assistido. Sousa ainda sobreviveu até ao 6-5, mas Dodig conquistou dois preciosos ‘match-points’, fechando o encontro no primeiro.