Na sua estreia na edição deste ano do Millennium Estoril Open, João Sousa venceu em três sets o australiano Alexei Popyrin, pelos parciais de 6-4, 2-6 e 6-2, ao cabo de duas horas e 12 minutos.

Na antevisão da partida com Alexei Popyrin, João Sousa já sabia que não iria ter vida fácil frente ao 113.º colocado do ranking ATP.

Embora jovem, Popyrin, de 19 anos, e 1,97, impressionou nos 'courts' do Estoril pela sua consistência do fundo do corte, direitas chapadas, potente serviço e intensidade de jogo.

O encontro não começou da melhor forma para o campeão em título. Rapidamente se viu a perder por 3-1 no primeiro set, depois de ter sido quebrado no seu jogo de serviço. A reviravolta do português deu-se ao sétimo jogo, em que Sousa, apoiado pelo público no estádio Millennium, conseguiu quebrar o serviço ao australiano. A partir daí, o português arrancou para a vitória no primeiro set por 6-4.

No segundo set, o encontro mudou de toada, imperando o desequilíbrio, com a partida a cair claramente para o australiano, por 6-2.

O campeão do Millennium Estoril Open tinha assim que decidir a sua continuidade no terceiro set.

No derradeiro encontro, o 'conquistador' recuperou a consistência, convertendo três break points e vencendo a terceira partida por 6-2.

Na segunda ronda, Sousa vai defrontar David Goffin.