O primeiro dia de Roland Garros foi rotineiro para os principais nomes, com Roger Federer, David Ferrer e Serena Williams a avançarem tranquilamente à segunda ronda do torneio de ténis francês.

Na sessão de domingo, uma originalidade do “Grand Slam” francês, o suíço Roger Federer teve a honra de abrir as hostilidades entre os favoritos do quadro masculino, vencendo o novo talento espanhol Pablo Carreño-Busta, por expressivos 6-2, 6-2 e 6-3.

«Não sabia muito sobre o meu adversário. Ele jogou mesmo bem e têm um grande futuro», disse o número dois do “ranking” mundial, que conquistou a sua 55.ª vitória em Roland Garros, naquela que é a sua 15.ª participação na competição que venceu em 2009.

Os 33 “winners” e os 10 ases de Federer anularam quaisquer hipóteses reais de Carreño-Busta, que foi eliminado em apenas 80 minutos.

Também o quarto cabeça-de-série, o espanhol David Ferrer não teve problemas para apurar-se para a fase seguinte, batendo o australiano Marinko Matosevic por 6-4, 6-3 e 6-4.

As facilidades dos principais favoritos contrastaram com a batalha travada por Gilles Simon para eliminar o antigo número um mundial Lleyton Hewitt.

O francês, 15.º pré-designado, foi obrigado a cinco “sets” pelo australiano, conseguindo a primeira vitória da sua carreira depois de estar a perder por dois parciais, ao vencer por 3-6, 1-6, 6-4, 6-1 e 7-5.

Hewitt, de 32 anos, jogou pela primeira vez em Roland Garros em 1999 e esteve nos quartos de final em 2001 e 2004, depois de ter perdido os únicos dois jogos disputados em terra batida este ano.

Do lado feminino, a número um mundial, Serena Williams, fez as pazes com a terra batida francesa, depois da pesada e surpreendente eliminação na primeira ronda em 2012, e “despachou” a georgiana Anna Tatishvili em 51 minutos, com demolidores 6-0 e 6-1.

Para a norte-americana esta é a sua 25.ª vitória consecutiva, naquela que é a melhor série da sua carreira.

«Estou muito feliz, sinto-me muito forte e estou a jogar mesmo bem nos últimos três meses», assumiu Williams.

Na segunda ronda também já está a campeã de 2008, a sérvia Ana Ivanovic, que bateu a croata Petra Martic por 6-1, 3-6 e 6-3.