A polaca Iga Swiatek assegurou na sexta-feira a subida ao primeiro lugar do ‘ranking mundial de ténis, ao vencer a suíça Viktorija Golubic na segunda ronda do torneio Masters 1.000 de Miami, nos Estados Unidos.

Swiatek, que se vai tornar, em 04 de abril, a primeira jogadora da Polónia a encabeçar a hierarquia do ténis, superou Golubic, 29.ª jogadora mundial, em dois ‘sets’, pelos parciais de 6-2 e 6-0, em uma hora e 14 minutos.

A tenista de 20 anos, nascida em Varsóvia em 31 de maio de 2001, vai suceder na liderança da tabela à australiana Ashleigh Barty, que, aos 25 anos, decidiu, inesperadamente, terminar a carreira.

O triunfo no torneio de Roland Garros de 2020 é o grande feito da carreira de Swiatek, que soma mais quatro vitórias em torneios WTA, em Adelaide e Roma, ambos em 2021, e em Doha e, mais recentemente, em Indian Wells, já em 2022.

Considerada a grande favorita a vencer o torneio de Miami, a polca vai defrontar na terceira ronda a norte-americana Madison Brengle, 59.ª jogadora mundial.