Após a segunda vitória em dois dias, Portugal disputa amanhã o acesso ao Grupo I da Fed Cup, de onde saiu no ano passado. A selecção lusa garantiu o primeiro lugar da Poule A, ao vencer a Finlândia, por 2-1, e, tal como na véspera frente a Marrocos, foi a vitória nos pares a decidir o resultado.

No Cairo (Egipto), a finlandesa Piia Suomalainen (456.ª WTA) bateu Maria Joao Koehler (245.ª) no encontro inaugural, por 2-6, 7-5 e 5-7, mas Michelle Larcher de Brito (165.ª) igualou ao derrotar Emma Laine (268.ª), por 7-6, 6-3. No par, Michelle e Maria João ganharam á dupla Suomalainen/Laine, com os parciais de 6-3, 6-2.

«Uma parte dos objectivos está atingida, o apuramento para o 'play off'  e o primeiro lugar da 'pool'», frisou Pedro Cordeiro, seleccionador português. Para aceder ao Grupo I, Portugal terá de vencer a segunda classificada da Poule B, a Georgia, que, esta semana, tem utilizado Sofia Shapatava (280.ª), Tatia Mikadze (304.ª) e Ekaterina Gordodze (508.ª).

«Vai ser uma eliminatória equilibrada. As nossas jogadoras estão prontas para o confronto com a Geórgia. A Maria João apesar de ter perdido, jogou melhor em relação ao jogo de ontem. Amanhã, acredito que vai estar ainda mais forte», adiantou Cordeiro.

Em Espanha, João Sousa (237.º no ranking ATP) estás nas meias-finais do XVIII Trofeu Ciutat de Balaguer. O tenista vimaranense, primeiro cabeça de série do "future" espanhol viu, hoje, o jogador da casa, Jose Checa-Calvo (468.º), abandonar quando Sousa liderava por 6-1, 3-0. O adversário das "meias" é o holandês Boy Westerhof (603º).