O Governo reconheceu hoje em despacho o torneio de ténis Portugal Open como um evento de interesse público, afirmando que é "um evento desportivo de excelência" capaz de potenciar "a imagem do país no universo desportivo internacional".
No despacho publicado hoje em Diário da República, assinado pelo secretário de Estado do Desporto e Juventude, o Governo considera que o Portugal Open contribui “inequivocamente para a notoriedade do desporto português a nível internacional e para a afirmação do país como local privilegiado para a realização de grandes eventos desportivos”.
O reconhecimento do torneio como evento de interesse público surge semanas depois de o diretor do torneio, João Lagos, ter dito que a realização da prova estava em risco por falta de financiamento (cerca dois milhões de euros num global de 3,5 milhões). Para João Lagos, “o ‘rótulo’ [de evento de interesse público] traz benefícios”, uma vez que “incentiva e encoraja os patrocinadores e entidades a associarem-se ao Open”.
No início do mês, o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, tinha manifestado “estranheza” por este estatuto não ter ainda sido atribuído ao torneio e garantiu que o faria “em breve”.
Assim, no despacho publicado hoje, Emídio Guerreiro salienta que o evento representa “um claro estímulo ao aumento da prática desportiva, especialmente por parte dos jovens”, e conclui que o evento “reflete, assim, os objetivos estratégicos do Governo para o desporto”.
Por outro lado considera que o Open “é reconhecido como um evento desportivo de excelência, tanto no panorama do ténis nacional como internacional […] potenciando a imagem do país no universo desportivo internacional”.
Na semana passada, o Turismo de Portugal justificou a sua decisão de não apoiar financeiramente o Open, argumentando, precisamente, falta de interesse do evento para a promoção do país.
O presidente da entidade, João Cotrim Figueiredo, justificou a recusa explicando que "a competência do Turismo de Portugal é interpretar o interesse [do evento] para o turismo e para a promoção do turismo".
A 25.ª edição do Portugal Open em ténis – por onde já passaram nomes como Roger Federer, Novak Djokovic ou Juan Carlos Ferrero - está agendada para o período entre 26 de abril e 4 de maio.
Comentários