João Sousa, que na semana passada chegou à segunda ronda do torneio norte-americano de Winston-Salem, depois de passar pela fase de qualificação, reforçou esta segunda-feira o estatuto de número um português no circuito mundial de ténis.

O único português entre os 100 melhores do mundo subiu um lugar na hierarquia mundial, figurando na lista desta semana na 95.ª posição, em vésperas da estreia absoluta no quadro principal do Open dos Estados Unidos, quarto e último Grand Slam da temporada.

Na ronda inaugural, João Sousa vai defrontar o búlgaro Grigor Dimitrov.

Numa classificação que continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic, perseguido pelo espanhol Rafael Nadal, o grupo de elite dos 10 melhores mantém-se inalterado.

Também em vésperas de disputar a ronda inaugural do último Grand Slam da temporada, frente à grega Eleni Daniilidou (124.º), Michelle de Brito cimentou num degrau a condição de número um portuguesa, subindo ao 117.º lugar.

Tal como Michelle de Brito, também Maria João Koehler, ascendeu mais um lugar, figurando agora como número 125 do mundo, numa altura em que prepara o confronto com Alize Cornet, número dois francesa e 28.ª da hierarquia, na abertura do Open dos Estados Unidos.

A liderança no topo da lista continua entregue à norte-americana Serena Williams, enquanto no “top-10” se verificou apenas uma mudança: a subida da alemã Angelique Kerber ao nono posto, por troca com a checa Petra Kvitova, que acaba de ser derrotada pelo segundo ano consecutivo na final do torneio norte-americano de New Haven.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.