O torneio de Wimbledon, terceira competição do "Grand Slam" em ténis, anunciou esta terça-feira o aumento de 10 por cento nos prémios monetários a distribuir aos tenistas participantes no próximo verão.

Philp Brook, presidente do torneio de Wimbledon, disse numa conferência de imprensa no All England Club de Londres que, nos últimos 12 meses, «os resultados foram bons no aspeto comercial, apesar da crise económica», pelo que foi decidido fixar o "prize money" em 16,1 milhões de libras (19,2 milhões de euros, à cotação atual).

O acréscimo para a 126.ª edição de Wimbledon, de 25 de junho a 27 de julho, corresponde a mais 1,5 milhões de libras (1,8 milhões de euros) relativamente ao ano passado, que teve como vencedores individuais o sérvio Novak Djokovic e a checa Petra Kvitova.

O aumento permitirá subir 4,5 por cento a dotação para os vencedores, estando agora o valor fixado em 1,15 milhões de libras (1,4 milhões de euros).

Também foi revisto o valor do prémio destinado aos tenistas que cedem na primeira ronda do torneio de relva natural, estando consignado agora que vão receber 14.500 libras (17.255 euros), mais 26 por cento do que em 2011.

«Ser jogador professional de ténis é um negócio caro», disse Philp Brook, revelando que o horário diário dos encontros avançará meia hora para as 11h30.

Sobre os atrasos nos encontros devido à precipitação, o presidente do torneio de Wimbledon afirmou que se está a ultimar um plano de renovação arquitetónica, cujos pormenores serão divulgados em 2013.

O All England Club de Londres albergará o torneio olímpico de Londres2012, de 28 de julho (um dia depois de terminar Wimbledon) a 5 de agosto.

Uma das principais dificuldades será a relva natural, mas o responsável disse que em Wimbledon «estão preparados».