Os tenistas Roger Federer, Stefanos Tsitsipas e Kei Nishikori passaram hoje à segunda ronda de Roland Garros, segundo torneio do Grand Slam da época, no mesmo dia em que a alemã Angelique Kerber se estreou com uma derrota em Paris.

O suíço Roger Federer, 3.º colocado no 'ranking' mundial, regressou ao 'major' parisiense ao fim de três anos e, diante o italiano Lorenzo Sonego (73.º ATP), não encontrou grandes dificuldades para assegurar a qualificação para a segunda ronda em três 'sets', com o resultado de 6-2, 6-4 e 6-4.

Dez anos depois de conquistar o seu único título em Roland Garros, o helvético precisou de apenas uma hora e 41 minutos no renovado 'court' Philippe Chatrier para marcar encontro para a fase seguinte com o 'lucky loser' alemão Oscar Otte, que eliminou na jornada inaugural o tunisino Malek Jaziri, por 6-3, 6-1, 4-6 e 6-0.

Tal como Federer, o jovem grego Stefanos Tsitsipas, atual campeão do Estoril Open, também teve honras de 'court' central, onde eliminou o germânico Maximilian Marterer (110.º ATP), por 6-2, 6-2 e 7-6 (7-4), em uma hora e 48 minutos.

Garantido o triunfo, Tsitsipas, que ocupa o sexto lugar na hierarquia mundial, aos 20 anos, assegurou a qualificação para a segunda ronda, aí defrontando o boliviano Hugo Dellien - vencedor sobre o indiano Prajnesh Gunneswaran (6-1, 6-3, 6-1).

Igualmente apurado para a fase seguinte está o japonês Kei Nishikori, sétimo cabeça de série, que no 'court' Suzanne-Lenglen bateu, em cerca de duas horas de encontro, o 'wild card' francês Quentin Halys, por 6-2, 6-3 e 6-4. O próximo desafio de Nishikori será com o vencedor do duelo entre o francês Jo-Wilfried Tsonga e o alemão Peter Gojowczyk.

Na competição feminina, enquanto a germânica Angelique Kerber, quinta do 'ranking' WTA, causou a primeira surpresa da jornada, ao perder ante a russa Anastasia Potapova, de 18 anos, por 6-4 e 6-2, em pouco mais de uma hora e 10 minutos, as restantes favoritas entraram com o pé direito na terra batida parisiense.

A checa Karolina Pliskova, segunda cabeça de série, eliminou a norte-americana Madison Brengle (91.ª WTA), pelos parciais de 6-2 e 6-3, em uma hora de encontro, e a vice-campeã em título, Sloane Stephens, número 7 da hierarquia mundial, afastou da competição a nipónica Misaki Doi (108.ª WTA), por 6-3 e 7-6 (7-4), após uma hora e meia.

Já a ucraniana Elina Svitolina, número 9 do 'ranking' WTA, embora tivesse teoricamente uma estreia mais complicada frente à norte-americana Venus Williams, antiga número 1 mundial e detentora de sete títulos do Grand Slam, carimbou facilmente a passagem à segunda ronda, ao vencer por duplo 6-3, em uma hora e 13 minutos.

A primeira ronda de Roland Garros, que arrancou hoje e decorre até dia 09 de junho em Paris, prossegue na segunda-feira com a entrada em ação do português João Sousa, com estreia marcada frente ao espanhol Pablo Carreño Busta.

O dia também será de estreia para o espanhol Rafael Nadal, campeão em título e recordista de vitórias em Paris (11), e o sérvio Novak Djokovic, líder do 'ranking' mundial, bem como a norte-americana Serena Williams, que está à procura de tentar conquistar o 24.º 'major' da carreira.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.