Samantha Stosur surpreendeu ao conquistar o seu primeiro Grand Slam frente à norte-americana Serena Williams na final do US Open com os parciais de 6-2 e 6-3.

A tenista australiana de 27 anos, 9ª classificada no ranking mundial e finalista de Roland Garros do ano passado, ainda não tinha vencido um torneio Grand Slam. Frente à favorita, Stosur surpreendeu Serena com dois sets sem resposta.

Stosur é a primeira australiana a conquistar um dos quatro torneios Grand Slam depois de Evonne Goolagong, no Wimbledon de 1980.

«Eu estava num dos meus melhores dias», disse Stosur. «É um sonho que se realiza».

«Sam jogou muito bem. Dei o meu melhor, mas ela respondeu com muitos golpes vencedores», explicou Serena Williams.

«Há seis meses eu estava num hospital, nunca pensei que pudesse estar aqui na final», acrescentou a vice-campeã, que depois da vitória em Wimbledon, em 2010, foi operada duas vezes ao pé direito, tendo em fevereiro sofrido uma embolia pulmonar.

Serena Williams, de 29 anos, era a grande favorita depois de ter chegado à final sem ter perdido um só set.

A americana com 13 títulos de Grand Slans foi completamente dominada no início da partida, cometendo várias faltas diretas (25 no total) e sem poder apoiar-se no seu serviço (52% dos primeiros golpes).

Williams ainda reagiu no início do segundo set, mas a australiana manteve o bom jogo, quebrando o serviço da sua adversária para fazer 3-3 e garantir a vitória em 1h13min.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.