A norte-americana Serena Williams e a chinesa Na Li são as finalistas do Masters feminino de ténis, que se está a disputar em Istambul e cujas meias-finais se disputaram hoje.

A tenista chinesa foi a primeira a passar às "meias", ao derrotar a checa Petra Kvitova - um resultado que lhe permite a subida ao terceiro posto do "ranking" mundial, progredindo dois postos.

Hoje, precisou de apenas uma hora e 36 minutos para bater a opositora checa, por 6-4 e 6-2.

Aos 31 anos, Na Li atinge o pico da sua carreira, registando em 2003 a vitória no torneio de Shenzhen, o sétimo do seu historial.

Serena Williams, um ano mais velha que Na Li e atual líder do "ranking" WTA, teve um pouco mais de dificuldade para vencer a sérvia Jelena Jankovic. Os parciais registados foram de 6-4, 2-6 e 6-4, em duas horas e seis minutos.

A norte-americana queixou-se de dores no ombro e teve de se empenhar na "batalha" do terceiro "set", em que foi obrigada a quebrar o serviço à adversária por três vezes.

A número um do Mundo chega ao último jogo de Istambul com um novo recorde, o de ganhos em uma só época: serão 12,385 milhões de dólares se ganhar a final, 11,330 milhões se for a derrotada na final inédita contra a chinesa.

O confronto direto entre Serena e Na Li é francamente desequilibrado, com 9-1 a favor da norte-americana. A única derrota de Serena foi na segunda vez que se encontraram, em 2008, nos "oitavos" do torneio de Estugarda, na Alemanha.