A tenista norte-americana Serena Williams consolidou a liderança na classificação mundial, depois de vencer no domingo o Open dos Estados Unidos, batendo na final a sua mais direta perseguidora, a bielorrussa Victoria Azarenka.

Serena segue isolada no comando da tabela WTA, com 12.260 pontos, enquanto Azarenka é segunda, com 9.505.

Na final do último torneio do Grand Slam da temporada, a mais nova das irmãs Williams, de 31 anos, venceu em três “sets”, com os parciais de 7-5, 6-7 (6-8) e 6-1, naquele que foi o seu quinto título em Flushing Meadows, Nova Iorque.

Na tabela mundial a terceira posição continua também a ser ocupada pela russa Maria Sharapova (7.866 pontos), que no Open norte-americano este ausente devido a problemas num ombro, ao qual foi operada em 2008.

Na hierarquia mundial destaque para a chinesa Na Li, que subiu ao quinto lugar, por troca com a Sara Errani (sexta) e para a sérvia Jelena Jankovic, com uma subida de dois lugares que a coloca no décimo posto.

Entre as portuguesas, Michelle Larcher de Brito reentrou no “top-100” e é agora a mais bem classificada.

Michelle subiu 19 lugares e passou a ocupar a 98.ª posição, depois de ter vencido quatro encontros em Flushing Meadows: três na qualificação e um no quadro principal. Na segunda ronda acabou derrotada por Maria Kirilenko, por 6-3 e 6-1.

A tenista portuguesa está ainda longe da sua melhor classificação no WTA, obtida em 6 de julho de 2009, com a 76.ª posição.

Atrás de Michele Brito segue Maria João Koehler, que subiu da 125.ª para a 117.ª posição.