O sueco Robin Soderling, o tenista mais bem cotado presente Estoril Open, e o francês Jo-Wilfred Tsonga, finalista do Open da Austrália em 2008, estreiam-se hoje no torneio português.

Único a vencer o espanhol Rafael Nadal em Roland Garros, Robin Soderling, apresenta-se no complexo do Jamor, Oeiras, com três torneios conquistados nesta temporada (Brisbane, Roterdão e Marselha), cabendo-lhe defrontar o francês Jeremy Chardy em encontro da segunda ronda.

O sueco, finalista vencido em Roland Garros nos dois últimos anos, é o primeiro cabeça de série e o quinto na hierarquia mundial, enquanto o seu primeiro adversário no pó de tijolo do Jamor ocupa a 53.ª posição.

Jo-Wilfred Tonga, posicionado em 18.º, que perdeu a final de Roterdão para Soderling, terá pela frente o uruguaio Pablo Cuevas, 61.º no Mundo.

Jo-Wilfred Tsonga não foi muito feliz na estreia na época de terra batida, em Monte Carlo, mas o francês já garantiu que não ficará pela segunda ronda no torneio português.

Tsonga vai actuar no Centralito com o estatuto de terceiro cabeça de série e entrou no quadro principal do Estoril Open com um convite dado pelo director do torneio português, João Lagos.

O “carrasco” de Pedro Sousa, o argentino Juan Martin del Potro (46.º), volta ao Central para enfrentar outro sul-americano, o colombiano Alejandro Falla (135.º).

Tarefa teoricamente mais fácil terá o quinto cabeça de série, o brasileiro Thomaz Bellucci (31.º), que mede hoje forças com o francês Roger Vasselin (129.º), proveniente da fase de qualificação.

Ouro francês, Gilles Simon (quarto pré-designado e 22.º ATP) estreia-se com o argentino Carlos Berlocq (72.º).
O sul-africano Kevin Anderson (sétimo e 34.º) enfrenta o romeno Victor Hanescu (63.º), responsável pela eliminação precoce de Rui Machado, na segunda-feira.

Os portugueses apenas actuam hoje em pares: Frederico Gil/Leonardo Tavares discutem a passagem à segunda ronda (quartos de final) com o norte-americano Eric Butorac e com holandês nascido nas Antilhas Holandesas Jean-Julien Rojer, enquanto Gastão Elias e Pedro Sousa defrontam Jeremy Chardy e o compatriota Roger-Vasselin.

Em femininos, Maria João Koehler e a russa Ekaterina Ivanova disputam o primeiro encontro com a checa Renata Voracova e a espanhola Anabel Medina Garrigues.

Medina Garrigues e a romena Sorana Cirstea, na altura treinada pelo português António van Grichen, conquistaram o título em 2010.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.