Roger Federer impôs-se hoje a Nick Kyrgios e garantiu o regresso aos oitavos de final do US Open em ténis, que está a decorrer em Flushing Meadows, no mesmo dia em que Angelique Kerber 'caiu' perante Dominika Cibulkova.

O suíço e número dois mundial nunca teve vida fácil ante o australiano (30.º ATP), a quem venceu duas vezes em três encontros, mas todos eles fechados no 'tie-break', assim como oito dos nove jogos realizados, todavia, no Arthur Ashe Stadium, a história foi distinta e em três 'sets' assegurou o triunfo, pelos parciais de 6-4, 6-1 e 7-5, em uma hora e 44 minutos.

Concluído o primeiro desafio entre ambos num 'Grand Slam', o helvético de 37 anos segue rumo aos oitavos de final, na perseguição ao 21.º 'major' da carreira e de uma nova vitória em Flushing Meadows, após dez anos, enquanto Nick Kyrgios volta a ficar, pelo terceiro ano consecutivo, na terceira ronda do US Open.

Roger Federer, pentacampeão do US Open (2004, 2005, 2006, 2007 e 2008) terá agora pela frente o também australiano John Millman (55.º ATP), que bateu Mikhail Kukushkin, por 6-4, 4-6, 6-1 e 6-3.

Na competição feminina, Angelique Kerber provocou a maior surpresa da terceira ronda, ao ceder perante a eslovaca Dominika Cibulkova, número 35 do 'ranking' mundial, por 3-6, 6-3 e 6-3, em duas horas e 13 minutos.

Naquele que foi o 13.º encontro entre as duas, a alemã e quarta cabeça de série, que detinha uma vantagem de duas vitórias, neste momento reduzida a uma, não conseguiu travar a recuperação bem sucedida da quartofinalista do US Open e despediu-se de Nova Iorque, onde foi campeã há dois anos.

Com a vitória de Cibulkova de 29 anos, o US Open fica órfão das três campeãs do 'Grand Slam' este ano, Caroline Wozniacki (Open da Austrália), Simona Halep (Roland Garros) e Angelique Kerber (Wimbledon).

A espanhola Carla Suárez Navarro (24.ª ATP), por sua vez, levou o seu encontro ao 'tie-break' do terceiro 'set' para eliminar a sexta cabeça de série Caroline Garcia, por 5-7, 6-4 e 7-6 (7-4), e festejar a dobrar o seu 30.º aniversário daqui a dois dias em Flushing Meadows, onde tem como melhor registo os quartos de final em 2013. A próxima adversária sairá do embate entre Maria Sharapova e Jelena Ostapenko.

Depois de Halep (1.ª WTA), Wozniacki (2.ª), Kerber (4.ª) e Goerges (9.ª), a francesa Garcia de 24 anos é a quinta jogadora do top-10 mundial a não resistir à primeira semana em Nova Iorque.

Madison Keys, finalista de 2017, também garantiu o acesso aos oitavos de final, ao impor uma derrota à sérvia Aleksandra Krunic, pelos parciais de 4-6, 6-1 e 6-2, cedendo o primeiro 'set' este ano em Nova Iorque. A norte-americana vai agora defrontar Dominika Cibulkova.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.