O japonês Kei Nishikori eliminou hoje o croata Marin Cilic para assegurar o regresso às meias-finais do US Open em ténis, último torneio do Grand Slam, que distribui cerca de 34 milhões de euros em prémios.

Numa reedição da final de 2014, Marin Cilic, número 7 do ‘ranking' ATP, e Kei Nishikori (19.º) voltaram a encontrar-se no Arthur Ashe Stadium para disputar, desta feita, uma vaga nas meias-finais, que acabou por ser conquistada pelo japonês em quatro horas e sete minutos, pelos parciais de 2-6, 6-4, 7-6 (5), 4-6 e 6-4.

Há quatro anos Cilic sagrou-se campeão do US Open às custas de uma vitória ante o nipónico, que hoje conseguiu a desforra muito graças aos 70 erros não forçados e sete duplas faltas do adversário, e qualificou-se para a fase seguinte pela terceira vez na carreira, depois de 2014 e 2016.

Nishikori, que falhou a participação em 2017 devido a uma lesão grave no pulso direito, vai defrontar nas meias-finais o vencedor do confronto entre o sérvio Novak Djokovic e o australiano John Millman, responsável pela eliminação de Roger Federer na quarta ronda.