O tenista Frances Tiafoe garantiu presença num duelo norte-americano nas meias-finais do Open dos Estados Unidos, após a desistência do búlgaro Grigor Dimitrov.

Apurado pelo terceiro ano consecutivo para os quartos de final do ‘major’ nova-iorquino, Tiafoe, 20.º da hierarquia, começou melhor o encontro e venceu o primeiro 'set' por 6-3, na terça-feira à noite.

Dimitrov, nono mundial, respondeu no segundo parcial, que conquistou no 'tie break', por 6-7 (5-7).

Mas o veterano búlgaro de 33 anos começou a ter problemas físicos no terceiro 'set', que o norte-americano de 26 anos venceu por 6-3.

Dimitrov recebeu assistência médica e ainda voltou ao Arthur Ashe Stadium, mas acabou por desistir ao fim de três horas e quatro minutos, numa altura em que já perdia no quarto parcial por 1–4.

Nas meias-finais, Tiafoe vai defrontar o também norte-americano Taylor Fritz, que chegou pela primeira vez a esta fase num torneio do Grand Slam, depois de derrotar nos ‘quartos’ o alemão Alexander Zverev.

Fritz, 12.º do ranking mundial, superou o quarto da hierarquia por 3-1, com os parciais de 7-6 (7-2), 3-6, 6-4 e 7-6 (7-3).

O norte-americano, de 26 anos, apurou-se pela primeira vez para as meias-finais de um ‘major’.