A 2.ª edição da Regata de Portugal arranca quinta-feira e durante os próximos 4 dias promete transformar o Tejo num grande espetáculo não só no rio mas também em terra.
A bordo dos trimarãs Diam 24 estarão 24 velejadores nacionais e internacionais, num total de 8 equipas de diferentes países: Portugal (2), França, Suécia, Austrália e Holanda (2). No comando das equipas portuguesas vão estar Jorge Lima, velejador olímpico e o único português já qualificado para os Jogos Olímpicos de Toquio 2020, e Helder Basilio.
A equipa de França terá aos comandos Damien Iehle. O velejador Nicklas Dackhammar será o responsável pela equipa da Suécia, já da Austrália virá Torvar Mirsky e da Holanda Odile Van Aanholt e Tobias Tanis. A velejadora Sofia Toro estará ao comando da equipa espanhola.
Os velejadores nacionais e internacionais vão competir diariamente em modo “Fleet Racing”, a partir das 17:00 e terminam ao pôr do sol. Os barcos partem ao mesmo tempo e o que chegar em primeiro lugar fica com um ponto, o segundo com dois e assim sucessivamente. O objetivo no final é somar o menor número de pontos possível para subir o máximo na classificação geral.
Barcos icónicos da competição Tour de France à la Voile, os Diam 24 são considerados barcos tipo “Fórmula1”, pois estes trimarãs podem atingir velocidades de 45km/h em menos de 10 segundos.
Muita música nesta edição
No meio do rio estará um palco flutuante que convida a que entrem 'Todos a Bordo da Regata de Portugal' com muita música, animação e muitas surpresas.
No Palco Tejo (flutuante) estará diariamente o velejador John Tavares e um convidado especial a comentar a prova das 17h às 21h. O ator e cantor Ricardo Carriço é o convidado desta quinta-feira, dia 30 de maio.
A partir das 21 horas a festa passa para terra firme com os Santos Pa’Pulares a transformarem a beira rio no maior Santôdromo de Lisboa. O programa prevê um Arraial com o 'Show Daqui para Fora' e a atuação de um artista de música popular no Palco Terra. Iran Costa foi o cantor escolhido para o primeiro dia da Regata. Após as atuações seguem-se DJ sets até às 2 da manhã.
O SAPO tem um barco na água e marcará presença na regata com uma equipa comandada pela holandesa Odile Van Aanholt.
Comentários