Os portugueses Beatriz Gago e Rodolfo Pires ocupam o 13.º lugar no Mundial 470 de vela, ao cabo de cinco regatas de qualificação, após as provas de quarta-feira, segundo dia de competição em Palma de Maiorca, Espanha.

Gago e Pires somaram um 16.º posto, que descartaram, e um terceiro lugar nas regatas de quarta-feira, para seguirem no 13.º posto e na luta pelos 10 primeiros, que, no sábado, entrarão na ‘medal race’ do campeonato do mundo.

Mais abaixo, em 29.º lugar, estão os olímpicos Diogo Costa e Carolina João, noutras classes, e que em 2023 foram 10.º classificados no Mundial, garantindo, com esse resultado, uma quota para Portugal em Paris2024.

As duas duplas, de resto, vivem em Palma um campeonato também no que toca à convocatória para esses Jogos Olímpicos, numa decisão que cabe à Federação Portuguesa de Vela.

Depois de concluídas hoje as cinco regatas de qualificação, o Mundial segue agora dividido entre frota de ouro e frota de prata, continuando para já a ser liderado pelo Japão, com duas duplas nos primeiros lugares – Tetsuya Isozaki e Yurie Seki em primeiro, Keiju Okada e Miho Yoshioka em segundo.