O veleiro Groupama 4 chegou hoje a Punta del Este, no Uruguai, para tentar instalar um mastro suplente que lhe permita chegar a Itajaí, no Brasil, meta da quinta etapa da regata Volvo Ocean Race (VOR).

O Groupama 4 chegou a Punta del Este com a ajuda do motor da embarcação pelas 04:55 (horas de Lisboa). O uso do motor é permitido pelos regulamentos da VOR, mas apenas para situações de emergência e nunca por um período superior a 12 horas.

O veleiro francês pretende terminar a quinta etapa, iniciada a 18 de março em Auckland, Nova Zelândia, e segurar o segundo lugar da classificação geral.

A equipa liderada por Franck Cammas pode terminar a quinta etapa na terceira posição, atrás do norte-americano Puma (de Ken Read), que hoje liderava, e do Telefónica, do espanhol Iker Martinez, líder da geral.

O Camper, de Chris Nicholson, pode contudo aproveitar este percalço do Groupama, caso termine rapidamente a reparação do casco – por fadiga do material – que está a ser realizada em Puerto Montt, no Chile.

O Puma deverá chegar no fim de semana a Itajaí. A frota faz depois escala no porto de Miami, nos Estados Unidos, e realiza a travessia transatlântica até Lisboa, onde deverá chegar a 31 de maio.

Classificação atual da regata:

1. Team Telefónica 122 pontos.
2. Groupama 107.
3. Camper 104.
4. Puma 83.
5. Abu Dhabi 55.
6. Team Sanya 25.