A dupla Jorge Lima/José Costa lidera o Campeonato da Europa de 49er em vela, após vencer duas das quatro regatas disputadas hoje na estreia, no Porto.

Depois de apurar Portugal para os Jogos Olímpicos do Rio2016, com o quinto lugar no Mundial ISAF, Jorge Lima e José Costa foram primeiros em duas regatas, amealhando ainda um segundo lugar e um sexto, que vão descartar, como pior resultado.

A tripulação lusa tem quatro pontos, um ponto de vantagem sobre os segundos classificados (cinco), os polacos Lukasz Przybytek/Pawel Kolodzinski, e dois sobre os britânicos John Pink/Stuart Bithell (seis), que estão no terceiro posto.

Os ainda muito jovens Rodolfo Pires/Gonçalo Pires fizeram a sua estreia competitiva na classe e ocupam o 64.º da geral entre 79 participantes.

Os irmãos não disputaram a primeira regata e nas seguintes foram 25.º, quinto e 24.º, somando assim 54 pontos.

Na competição feminina, de 49erFX, a tripulação holandesa Annemiek Bekkering-Annette Duetz mantém a liderança, agora com os mesmos 15 pontos da dupla alemã Victoria Jurczok-Anika Lorenz.

As regatas realizam-se na zona entre o porto de Leixões e a foz do Porto, sendo que as finais para atribuição das medalhas (Medal Race) são disputadas no estuário do rio Douro, mesmo em frente à Douro-Marina na Afurada/Canidelo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.