O velejador angolano António Bartolomeu, do barco Bille (Team Angola), morreu este domingo, na sequência de um grave acidente no decorrer da regata Cape Town/Rio de Janeiro, apurou a Angop da organização.

Segundo uma nota da empresa Angola Cables (patrocinadora oficial da referida embarcação), o acidente ocorreu durante a noite, devido a uma forte tempestade que danificou vários veleiros participantes.

De acordo com a informação disponibilizada pela organização sul-africana da Regata Cape to Rio, o mastro do Bille ter-se-á partido, estando este imobilizado a cerca de 100 milhas náuticas de Cape Town.

Dá ainda a conhecer que uma fragata da Marinha Sul-Africana foi já enviada pelas autoridades para o local para prestar auxílio à tripulação. Neste acidente estão confirmados 3 feridos ligeiros, cujos nomes não foram referenciados.

António Bartolomeu também era técnico da Rádio Nacional de Angola.

«A Angola Cables envia as mais sinceras condolências à família enlutada e, neste momento, está a fazer todos os esforços para prestar auxílio no local a todos os envolvidos» lê-se na nota.