O concelho da Ribeira Grande vai passar a dispor, a partir do final desta semana, de 22 novos treinadores de voleibol, nível I, que participam numa formação ministrada pelo director do Centro de Desenvolvimento de Dakar, Mbaye Deme.

Trata-se de uma iniciativa do pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Ribeira Grande, que pretende, com essa ação de formação, criar as condições para que o voleibol recupere a pujança de outros tempos, no concelho, onde a modalidade vem perdendo dinamismo.

“O que queremos é resgatar o voleibol no concelho da Ribeira Grande já que temos tradições muito fortes a nível do voleibol”, disse o vereador do Desporto, Francisco Dias, que quer voltar a ver “os clubes da Ribeira Grande a participarem no campeonato nacional com resultados positivos”.

Mas, adianta Francisco Dias, vários fatores têm vindo a contribuir para a perda de dinamismo do voleibol no concelho, nomeadamente, a inexistência de Ensino Superior na ilha que leva os jovens a deixarem Santo Antão no auge da sua capacidade de competição para prosseguirem estudos em São Vicente, na Praia ou no exterior, fazendo com os clubes tenham de “começar tudo do zero”.

“Mas este não é o único motivo”, reconhece Francisco Dias, apontando problemas de “motivação e de organização” das associações e dos clubes como factores, igualmente, impeditivos do desenvolvimento do voleibol no concelho.

A ideia, segundo Francisco Dias, é que esta formação tenha efeito multiplicador e qualifique os 22 participantes para criarem equipas de voleibol nas diferentes localidades do município como forma de permitir a disputa de competições a nível concelhio tendo em conta que já existem polidesportivos em várias localidades e com condições para a prática dessa modalidade.

Esta formação vem na sequência de um projecto com a duração de quatro anos, período em que se prevê a realização de avaliações periódicas da implementação dos conhecimentos adquiridos, por parte dos formandos, e a realização de cursos de nível cada vez mais elevado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.