A capitã da equipa feminina de voleibol do FC Porto Joana Resende recordou hoje Pinto da Costa, que morreu no sábado, aos 87 anos, como uma referência do clube e do desporto.

A voleibolista esteve do velório do antigo dirigente que, desde as 18:00 de hoje decorre na Igreja das Antas, no Porto.

"É um dia muito triste para todos os portistas e para o desporto mundial. Perdemos uma referência, não só do FC Porto, mas de todo o desporto. Enquanto portista, atleta e alguém que partilhou muitos momentos e conquistas com o senhor presidente, só posso deixar um muito obrigado por tudo o que fez", afirmou Joana Resende, à saída do velório.

A jogadora destacou ainda a importância de Pinto da Costa para as modalidades do clube, recordando a conquista do último título feminino de voleibol sob a liderança do antigo presidente.

"Foi muito especial proporcionar-lhe essa alegria. Um orgulho ter sido o último título dele nas modalidades", sublinhou.

Joana Resende enalteceu também as qualidades humanas de Pinto da Costa, recordando-o como "uma pessoa com atitude positiva e motivadora, sempre com as melhores palavras, contando histórias e recordando momentos com espírito positivo e boa disposição".

O ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial, entre 1982 e 2024, morreu no sábado, aos 87 anos, vítima de cancro.

Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube, frente a André Villas-Boas.

Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito, sem oposição, como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.

O funeral do antigo dirigente 'azul e branco' vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11:00, e as cerimónias fúnebres iniciaram-se às 18:00 de hoje, com o velório na Igreja das Antas. A Câmara Municipal do Porto decretou luto municipal para segunda-feira.