O Leixões conquistou hoje pela quarta vez a Supertaça de voleibol feminino, ao vencer o Porto Vólei, por 3-0, num encontro disputado em Vila Flor.

Depois de um jejum de 25 anos, a equipa de Matosinhos recuperou o troféu na época passada e voltou a conquistá-lo hoje, ao bater o Porto Vólei pelos parciais 25-15, 25-10 e 25-12.

Foi um triunfo natural e merecido da equipa mais forte, que parte como grande favorita à conquista do campeonato nacional.

O Leixões dominou as principais ações do jogo, do serviço ao bloco. Com a defesa em bom plano, a equipa orientada por Mário Martins nem precisou de acelerar muito nas ações atacantes junto à rede, onde a altura das jogadoras leixonenses fez a diferença.

O primeiro 'set' foi o mais equilibrado, pelo menos no início. Mas, à medida que o Leixões abria alguma vantagem no marcador, quebrava o ânimo das jogadoras do Porto Vólei.

Ainda assim, as atletas orientadas por João David entraram no segundo parcial com vontade de dar a volta ao texto. Começaram a vencer por 0-2 mas o Leixões empatou rapidamente e saltou para a frente do marcador aos 4-3. Aos 9-5, a capacidade de reação das detentoras da Taça de Portugal deixou de se fazer sentir diante das campeãs nacionais e o parcial fechou com 25-10.

O terceiro parcial foi praticamente uma cópia do anterior. As jogadoras do Porto Vólei conseguiram equilibrar no arranque do parcial, mas a menor experiência fazia sentir-se na hora de concretizar os ataques, que não redundavam em pontos. A menor experiência levou a vários erros não forçados e a partir dos 8-5 o Leixões voltou a disparar no marcador.

O encontro fechou com 25-12 numa falta na rede de Beatriz.