O selecionador português de voleibol, Hugo Silva, está desde hoje, em Vila Flor, em Bragança, a preparar a participação na Liga de Ouro Europeia, com um grupo reduzido de oito atletas, que terá início a 19 de maio.

“Os objetivos da seleção passam sempre pela obtenção dos melhores resultados em todas as competições, a começar pela Liga de Ouro, que servirá para encontrar o melhor grupo para enfrentar as duras batalhas”, refere Hugo Silva em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).

O foco principal do selecionador português, que recentemente se sagrou campeão nacional pelo ‘regressado’ Sporting, após um interregno de 23 anos, na final do ‘play-off’ disputado com o Benfica, é a qualificação para o Europeu de 2019.

“As competições que antecedem a fase de qualificação vão dizer-nos muito sobre aquilo a que poderemos aspirar, mas temos de assumir desde já que queremos ir ao Campeonato da Europa, algo que nos escapa desde 2011, e não tenho dúvidas de que todos juntos e unidos podemos concretizar esse sonho”, referiu.

Neste momento, Hugo Silva tem ao seu dispor os seguintes jogadores: Filip Cveticanin (Benfica), Afonso Reis (Sporting), Nuno Teixeira (VC Viana), Phelipe Martins (SV Schwaig, Ale), José Gomes (TSV Herrsching, Ale), Alexandre Ferreira (KB Insurance Stars, Cor), Marco Ferreira (OK Saving Bank R&C, Cor) e Miguel Rodrigues (Tourcoing, Fra).

A partir de domingo, juntam-se ao grupo de trabalho os jogadores Lourenço Martins, João Simões, José Pedro Monteiro e João Fidalgo (Sporting), Valdir Sequeira, Caíque Silva e Gerson Pereira (Fonte Bastardo) e Januário Silva (Sporting de Espinho).

O selecionador Hugo Silva terá como adjunto João José, atual treinador do Fonte Bastardo, antigo capitão da seleção, que foi eleito o melhor no bloco do Mundial2002, na Argentina, no qual Portugal terminou num histórico oitavo lugar.