A seleção campeã olímpica em título, que terminou a fase regular na quinta posição, venceu a nipónica (quarta), pelos parciais de 25-23, 18-25, 25-23 e 25-23, e deixou boas indicações para os Jogos Olímpicos Paris2024.
Na competição feminina, Beatriz Pinheiro e Inês Castro já tinham concluído a sua participação em Baden na sexta-feira, na sequência de duas derrotas na fase de grupos, que as deixaram no 13.º posto do torneio.
Com este triunfo, Portugal, que nos últimos quatro anos esteve na 'final four' desta competição, conseguiu um inédito apuramento para disputar no próximo ano.
Em femininos, a Suécia garantiu o triunfo na ‘negra’, no quinto e último set, num jogo que começou a vencer, mas em que permitiu a reviravolta das checas até ao 2-1, antes de se impor novamente no quarto e quinto parciais e vencer por 3-2.
Nas meias-finais, agendadas para domingo, as duplas portuguesas vão defrontar as vencedoras da eliminatória dos quartos de final entre a Letónia e a Alemanha, a realizar ao final da tarde de hoje.
Em Jurmala, na Letónia, os portugueses asseguraram a passagem ‘no sofá’, ao verem a Áustria vencer a Espanha, deixando os espanhóis no último lugar da ‘pool’ A e apurando Portugal ao lado dos austríacos.
Tetracampeão nacional de voleibol feminino, após ter batido o PV2014 Colégio Efanor (3-2), no quinto e último jogo da final do play-off do campeonato, o FC Porto foi afastado na última época dos ‘quartos’ da Taça de Portugal pelo Benfica.
Este resultado dá-lhes o 13.º posto e 140 pontos para o ranking mundial, depois de igualarem a prestação conseguida no Elite16 de Espinho e no Futures de Madrid.
Com nove pontos, os mesmos dos finlandeses, os portugueses já não chegam aos 10 de Espanha, que ocupa o quarto e último lugar de acesso à ‘final four’.
No palmarés da dupla, além do ouro mundial universitário, em 2022, destacam-se o bronze nos últimos Jogos do Mediterrâneo e o triunfo no torneio de Edmonton, em 2023.
A dupla portuguesa composta por João Pedrosa e Hugo Campos apurou-se hoje para os oitavos de final do Challenge de Stare Jablonki de voleibol de praia, na Polónia.
A etapa portuguesa da categoria Elite16, a mais alta do circuito, terá implicações na qualificação para os Jogos Olímpicos Paris2024, dado que atribui 600 pontos a cada jogador da dupla vencedora (1.200 no total), contra os 400 no Challenge (800) e 200 (400) no Future.
Numa partida muito equilibrada, os espanhóis saíram na frente, com o triunfo no primeiro set, por 25-23, mas Portugal reagiu, virou o jogo com os parciais de 25-21 e 25-22 e ‘selou’ a vitória no quarto e último set, que teve um final emocionante até ao 35-33 favorável aos lusos.
A Taça das Nações tem um formato de competição peculiar, em que cada país é representado por duas duplas e as eliminatórias são disputadas à melhor de três. O desempate é feito num parcial de 15 pontos ('golden set').
O primeiro jogo opõe os irmãos Gonçalo e Tomás Sousa a Maciej Rudol e Filip Lejawa (12:30 em Lisboa) e o segundo os bicampeões nacionais João Pedrosa e Hugo Campos a Piotr Cantor e Jakub Zdybek (13:30).
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.