Os Estados Unidos voltam a não poupar esforços para dar espetáculo no próximo Grande Prémio de Las Vegas em Fórmula 1 e espera-se que volte a existir uma fusão entre o entretenimento e corrida.

Apesar de alguns pilotos criticarem a excentricidade, a Fórmula 1 parece continuar a querer surfar na onda do mediatismo.  A nível desportivo, estão reunidas as melhores condições para um fim de semana que pode ser decisivo nas contas do campeonato. Os pilotos são os protagonistas, mas com o revalidar do título por parte de Verstappen a ser já uma mera formalidade, a maior indecisão está assente no duelo de construtores.

O Grande Prémio de Las Vegas pode ditar mesmo a entrega de novo título de campeão mundial a Max Verstappen e a maior incógnita está relacionada com a prestação das equipas. Se o título de pilotos já não deve escapar ao neerlandês, restando apenas saber qual será a corrida que o irá coroar como tetracampeão, no Mundial de Construtores  luta segue bem mais aguerrida e promete emoção nas últimas três provas da temporada, com McLaren e Ferrari taco  taco na disputa do primeiro lugar do campeonato. 

As construtoras ocupam os dois primeiros lugares na tabela classificativa e estão separadas por 36 pontos, com vantagem para a equipa britânica. A McLaren lidera com 593 pontos e só depende de si para regressar aos títulos mundiais. Lando Norris e Oscar Piastri tiveram uma temporada em crescendo e foram consistentes o suficiente para que beneficiassem da quebra da Red Bull. Contudo, a Ferrari tem vindo a recuperar e vai tentar sair-se bem em Las Vegas, voltando a surpreender num circuito citadino, como aconteceu em Baku. Ainda assim, nenhuma das equipas assume o favoritismo, gerindo as expectativas.

Relativamente ao título de pilotos, Max Verstappen quase que carimbou a sua vitória no Grande Prémio do Brasil e só terá que saber gerir a vantagem de 62 pontos sobre Lando Norris. O neerlandês tem ainda pela frente três provas e uma corrida sprint, mas é expectável que seja campeão antes disso. Em Las Vegas, só precisa de terminar o Grande Prémio com mais 60 pontos do que o inglês para poder fazer a festa. 

Lando Norris pouco ou nada pode fazer para reverter os erros que comprometeram a corrida ao título e já só lhe resta contribuir para a vitória da McLaren. A estabilidade tem sido uma das maiores armas da dupla de pilotos da equipa orientada por Zak Brown, que pode conquistar pontos importantes em mais uma pista urbana. 

Leclerc e Sainz esperam fazer o mesmo na Ferrari, enquanto Lewis Hamilton e George Russell só desejam que o monolugar esteja aceitável para um resultado razoável. A construtora alemã está num dos seus piores momentos da época e, à semelhança da Red Bull, precisam que as afinações devolvam potência e equilíbrio na condução. A equipa de Christian Horner voltou a sentir o sabor da vitória com o recital de Verstappen à chuva em Interlagos, deixando em aberto se existiram de facto melhorias nos carros ou se o triunfo se deveu à maestria do piloto.

Os grandes favoritos à vitória são os McLaren e os Ferrari, que se têm dado bem em traçados urbanos e atravessam um bom momento desportivo. O circuito de Las Vegas tem algumas contrariedades que precisam de ser bem geridas pelas equipas e que podem comprometer um bom resultado, caso a estratégia falhe. 

Horários (hora de Portugal continental):

Sexta-feira, 22 de novembro
-Treinos Livres 1 02h30
-Treinos Livres 2 06h00

Sábado, 23 de novembro
-Treino Livre 3 02h30
-Qualificação 06h00

Domingo, 24 de novembro
-Corrida 06h00

Como é o traçado de Las Vegas:

O traçado de Las Vegas vai receber a 22.ª corrida da temporada num fim de semana que promete ser uma conjugação entre desporto e entretenimento, tal como já nos habituou. É o segundo circuito mais longo do calendário, com uma distância de 6.201 km, e será percorrido 50 vezes pelos pilotos na corrida principal. 

Ao longo do percurso, os pilotos vão passar por 17 curvas e três longas retas, que exigem a maior velocidade de ponta dos monolugares. Esta prova será mais uma corrida noturna, à semelhança do que acontece em Bahrain, Singapura e Abu Dhabi, e vai estar repleta de iluminação néon que irá acompanhar os pilotos ao longo dos vários quilómetros de pista. 

O Grande Prémio de Las Vegas tem procurado reunir alguns dos aspectos mais característicos de Las Vegas, como os hotéis, casinos e vida noturna, incluindo uma forte componente de entretenimento ao longo do fim de semana.   

Uma das maiores dificuldades desta prova será a diferença de temperatura sentida entre o dia e a noite, provocando uma instabilidade na aderência dos pneus. A estratégia de equipa pode ser fundamental devido aos desafios de aquecimento de pneus, levando a que o plano mais provável seja o de duas paragens nas boxes. O undercut não deve ser equacionado porque uma paragem antecipada pode não ser eficaz devido ao possível desgaste precoce dos pneus.

Características do GP Las Vegas:

Número de voltas: 50
Cumprimento da pista: 6.201 km
Distância de prova: 309.958 km
Curvas: 17
Volta mais rápida: Oscar Piastri 1min 35s 490 em 2023