Em casa, Charles Leclerc conquistou a pole position do Grande Prémio de Fórmula 1 no Mónaco, com uma volta em 1:10:210s, ficando muito perto do recorde de pista. Oscar Piastri e Carlos Sainz fecharam o pódio no principado.

Mas, comecemos pelo início da qualificação: No circuito histórico do Mónaco, houve surpresa no final na primeira sessão de qualificação, Fernando Alonso e Sérgio Pérez acabaram em 16.º e 18.º, respetivamente, e foram eliminados. Para além do Aston Martin do espanhol e do Red Bull do mexicano, também o Williams de Logan Sargeant e os dois Sauber, de Valterri Bottas e Zhou Guanyu ficaram pelo caminho.

Na Q2, foi a vez de os Mclaren se mostrarem em pista com as cores de Ayrton Senna, com o primeiro lugar de Lando Norris e o terceiro de Oscar Piastri. Contudo, no que realmente interessa nesta segunda sessão, o Alpine, de Esteban Ocon, os dois Haas, o RB de Daniel Ricciardo e o Aston Martin de Lance Stroll acabaram por ficar pelo caminho.

Ressalvar ainda a grande volta de Pierre Gasly que até chegou a tocar nas barreiras, mas conseguiu subir ao quinto lugar, com uma volta em 1:10:896s, num Alpine que esta temporada tem deixado muito a desejar.

Foi uma sessão com muita emoção, caso para dizer que ficaríamos aqui a tarde toda a ver os monolugares a andar às voltas pelas ruas do principado. O início da terceira - e derradeira - sessão, Charles Leclerc deu o 'cheirinho' do que se podia esperar com uma volta, em 1:10:418s, e que ficou muito perto de bater o recorde do circuito.

O filho prodígio do Mónaco não mais largaria a pole position e vai assim partir do primeiro lugar em casa pela terceira vez consecutiva. Oscar Piastri ficou a 0,154s do monegasco e Carlos Sainz fechou o pódio.

Lando Norris ficou muito perto do antigo colega de equipa e vai partir do quarto lugar, à frente do Mercedes de George Russell. Max Verstappen acabou por ter de abandonar depois de ter batido na barreira em Sainte Dévote e não conseguiu fazer melhor do que o sexto lugar.

Lewis Hamilton, Yuki Tsunoda, Alex Albon e Pierre Gasly, respetivamente, terminaram o top10 na qualificação do Mónaco.