O campeonato de MotoGP está ao rubro, de tal forma que se avizinha um final de temporada bastante eletrizante em que cada corrida e cada ponto vai ser determinante para os pilotos que lideram a tabela.

É impossível não centrar as atenções em Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) e em Jorge Martin (Prima Pramac/Ducati). Estão separados por 10 pontos e só existem mais quatro Grande Prémios para que seja decidido o campeão de 2024.

O espanhol Martin lidera com 392 pontos, mas tem vindo a perder a vantagem para Pecco que aparenta estar melhor preparado psicologicamente, não fosse ele o atual bicampeão mundial. No entanto, o duelo pela vitória este fim de semana não será exclusivo destes dois pilotos, uma vez que nomes como Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team), Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing), Marc Márquez (Gresini Racing), Brad Binder (Red Bull KTM Factory) ou Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) podem surpreender e aparecer nos lugares cimeiros.

É de recordar que Miguel Oliveira ainda não estará presente neste Grande Prémio, depois de se ter lesionado na Indonésia.

No Mundial de Equipas, a disputa não está tão animada, uma vez que a Ducati Lenovo Team lidera com 695 pontos, à frente da Prima Pramac Racing que reúne 528 pontos. A fechar o pódio encontra-se a Gresini Racing MotoGP com 435 pontos, com mais 138 pontos do que a Aprilia Racing.

Apesar de no GP Austrália existir a possibilidade de Bagnaia passar para a liderança do campeonato, quem sabe logo na corrida sprint, nenhum resultado este fim de semana será determinante porque se há coisa a que esta modalidade nos habituou é a ser extremamente inconstante.

Horários GP Austrália:

sexta-feira, 18 de outubro

Treino livre 1 - 00:45

Treino - 05:00

Sábado, 19 de outubro

Treino livre 2 - 00:10

Qualificação 1 - 00:50

Qualificação 2 - 01:15

Corrida Sprint 05:00

Domingo, 20 de outubro

Corrida principal 04:00

Características do traçado Phillip Island

O palco do Grande Prémio deste fim de semana vai ser no circuito de Phillip Island que tem, possivelmente, das melhores posições geográficas da temporada.

Situada junto ao oceano, este traçado é um dos preferidos dos pilotos, não só pelas suas características, mas também porque já ofereceu uma vasta rotatividade de vitórias a pilotos e equipas ao longo dos anos, deixando boas recordações.

Este circuito oferece, habitualmente, provas bastante imprevisíveis, muitas delas, justificadas pelas instáveis condições meteorológicas (probabilidade de ciclones e chuvas fortes) que vão transformar a aderência ao asfalto num desafio para os pilotos.

Para muitos, Phillip Island é um dos melhores traçados do calendário e caracteriza-se por ser uma pista desafiante e muito veloz com curvas (sete para a esquerda e cinco para a direita) também elas muito rápidas.

Características do GP Austrália:

Número de voltas: 27

Cumprimento da pista: 4.45 km

Distância da prova: 120.1 km

Volta mais rápida: Jorge Martín (Ducati) 1min 27s 246 em 2023

Velocidade máxima atingida: Enea Bastianini (Ducati) 356,4 km/H

Apesar de o GP Austrália acontecer fora de horas devido ao fuso horário, com certeza que dará mais um bom espetáculo de MotoGP.