Sérgio Pérez partiu da pole position, ainda chegou a andar atrás de Fernando Alonso, mas recuperou a liderança e resistiu, nas voltas finais, à aproximação do colega de equipa, Max Verstappen, para vencer o Grande Prémio a Arábia Saudita.

Alonso mais rápido na largada...mas penalizado

Sergio Pérez, com Fernando Alonso logo atrás, mas o espanhol arrancou melhor e logo na primeira curva ultrapassou o mexicano, assumindo a liderança da corrida. Só que, pouco depois, Alonso ficou a saber que iria ser alvo de uma penalização de cinco segundos em virtude de um mau posicionamento na grelha de partida: colocou a roda a esquerda do lado de fora da posição que lhe estava destinada.

Ainda antes de o agora piloto da Austin Martin ir cumprir a penalização, Sergio Pérez recuperou a liderança, com uma boa ultrapassagem a Alonso, enquanto lá atrás o outro Red Bull, de Verstappen, que partiu de 15.º, já era 10.º ao fim de dez voltas.

Stroll para e safety car entra em pista

À 18.ª volta surgiu a primeira desistência, com Lance Stroll a abandonar com o travão do seu Aston Martin a arder. Os dois da frente - tal como a maior parte do pelotão, Max Verstappen incluído - aproveitaram para uma paragem nas boxes para troca de pneus praticamente 'de borla', com Alonso a aproveitar também para cumprir a sua penalização de 5 segundos na respetiva paragem.

A bandeira verde surgiu volvidas quatro voltas e Checo Pérez manteve-se na frente, dilatando mesmo a vnatagem sobre Alonso, que entretanto se via pressionado por Russell. Um pouco mais atrás, com uma das melhores ultrapassagens da corrida, Lewis Hamilton deixou para trás Carlos Sainz e subiu a 5.º.

Verstappen vindo de trás...rumo ao 2.º lugar. Vitória foi para Pérez

A meio da corrida, Max Verstappen, então já em 4.º lugar, chegou junto de George Russell e não tardou a ultrapassar o britânico, chegando ao pódio. No 3.º lugar, o neerlandês partiu então em busca de Alonso e depressa deixou também para trás o espanhol da Aston Martin, chegando à segunda posição. Pérez estava, por esta altura, 6 segundos mais à frente, quando faltavam ainda 23 voltas para correr.

A distância foi diminuindo progressivamente, mas não o suficiente para que o bicampeão mundial ameaçasse o seu colega de equipa. Lá atrás, Alonso também seguia seguro no último lugar do pódio (seria o 100.º da sua carreira na F1, mas o piloto espanhol acabou, após o final da corrida, por perder esse terceiro lugar devido a uma penalização de 10 segundos sofrida após o final da prova, por ter cumprido de forma antirregulamentar os cinco segundos de penalização que lhe foram atribuídos inicialmente).

Nas voltas finais a luta foi pelo ponto extra da volta mais rápida da corrida: Alonso pensou que o ia levar para casa na penúltima volta, mas Verstappen acelerou com tudo na última volta e ele a conseguir esse 'feito'. Esse ponto conquistado por Verstappen permite-lhe manter a liderança do Mundial de Pilotos: Soma agora 44, contra 43 de Pérez. Alonso vem atrás, com 30, fruto de dois terceiros lugares.