Sergio Perez venceu a corrida sprint do Grande Prémio do Azerbaijão. O piloto da Red Bull arrancou do segundo posto, atrás do Ferrari de Charles Leclerc mas, aproveitando uma maior velocidade de ponta do seu monolugar, ultrapassou o monegasco com ajuda do DRS para vencer a prova, nesta que foi a sua primeira vitória em corridas sprint.
Pérez cortou a meta com o tempo de 33.17,667 minutos, deixando o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), autor da ‘pole position’, no segundo lugar, a 4,463 segundos. O campeão mundial e líder do campeonato, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull), foi o terceiro, a 5,065 segundos.
George Russell, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Lance Stroll terminaram também nos lugares pontuáveis.
Logo na primeira volta, George Russell conseguiu passar por Max Verstappen, numa manobra que obrigou o bicampeão do Mundo a alargar e a raspar na parede. O incidente provocou-lhe dados no seu monolugar.
Mas, ao cabo de duas das 17 voltas previstas, entrou em cena o safety car. Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) bateu no muro de proteção, rebentou com um pneu e deixou vários destroços em pista. A corrida teve de ser interrompida.
O recomeço de corrida foi feito com os carros em andamento e, aí, Verstappen foi mais lesto, colocou-se por dentro na primeira curva à esquerda e recuperou a terceira posição, apesar do buraco na carroçaria afetar a velocidade de ponta.
“Não percebo porque têm de correr tanto risco na primeira volta. Não faz sentido. Mas ainda fomos terceiros e somámos pontos importantes”, enfatizou Verstappen, que aproveitou a paragem em parque fechado para se dirigir a Russell, dizendo-lhe que tem de deixar espaço nas manobras.
O britânico respondeu que tinha os pneus frios e que, por isso, não tinha aderência, o que terá motivado o toque entre os dois.
Verstappen ainda ameaçou fazer o mesmo da próxima vez que se encontrassem em pista.
Na nova largada, Hamilton perdeu dois lugares, para Albon e Alonso. Na frente, Perez conseguiu manter-se perto de Leclerc, forçou até conseguir ultrapassa-lo, com ajuda do DRS e tendo uma maior velocidade de ponta na grande reta do circuito de Baku.
O seu colega de equipa, Max Verstappen, tinha devolvido a ultrapassagem a George Russell logo na nova largada: acelerou mais cedo, foi mais rápido por dentro e consumou a manobra. Mas o neerlandês tinha dados no fundo plano do seu monolugar, pelo que ficou sem armas para atacar o segundo lugar de Charles Leclerc.
Assim, Checo Perez conquista oito pontos, Leclerc ganha sete, Verstappen consegue apenas seis. Russell leva cinco, Sainz fica com quatro. Fernando Alonso (3 pontos), Hamilton (2 pontos) e Lance Stroll (1 ponto) completam a lista dos pilotos que pontuaram na primeira corrida sprint do ano.
Com estes resultados, Max Verstappen manteve a liderança do campeonato, com 75 pontos, mas agora com apenas 13 de vantagem sobre Pérez.
A corrida principal, com 51 voltas, é amanhã, domingo, às 12h00, hora de Portugal continental.
Comentários