A 71.ª edição do Grande Prémio de Macau terminou hoje, pela primeira vez sem a realização da prova de motos, cancelada devido ao mau tempo e à pista molhada.
O piloto britânico Davey Todd, que fazia a estreia na região semiautónoma chinesa, acabou por ser declarado o vencedor do 56.º Grande Prémio de Motos de Macau, após ter conseguido o primeiro lugar na qualificação, realizada no sábado.
O finlandês Erno Kostamo, vencedor da prova em 2022, ficou em segundo lugar, seguido do britânico Peter Hickman, que conta com quatro vitórias no circuito da Guia, incluindo no ano passado.
A passagem do tufão Toraji, que levou Macau a içar o sinal de tempestade n.º 3 (o quatro mais elevado) durante mais de 24 horas, já tinha obrigado ao adiamento e, mais tarde, ao cancelamento de treinos livres das motos.
A qualificação ficou ainda marcada por um acidente aparatoso de Matt Stevenson, que deixou o piloto com ferimentos nas costas. De acordo com a equipa do britânico, Stevenson foi levado para o hospital em estado estável e consciente e não foi necessária qualquer cirurgia.
Disputado no icónico traçado citadino de 6,2 quilómetros, o Grande Prémio é considerada uma das provas automobilísticas mais perigosas do mundo, uma vez que, em alguns pontos, o circuito da Guia não vai além dos sete metros de largura.
Na principal prova de automóveis, a primeira edição da Taça do Mundo da Fórmula Regional F3 foi conquistada pelo norte-americano Ugo Ugochukwu, de 17 anos, que faz parte do programa de desenvolvimento da construtora de Fórmula 1 McLaren.
Em segundo lugar, ficou Oliver Goethe, um piloto júnior da Red Bull, enquanto a terceira posição foi para o mexicano Noel León, numa corrida também marcada pela chuva e que terminou com o 'safety car' em pista após uma série de acidentes.
A Fórmula Regional substituiu o Grande Prémio de F3, inaugurado em 1983 no território e conquistado nesse ano pelo piloto brasileiro Ayrton Senna (1960-1994), e que era até agora a principal prova do maior cartaz desportivo de Macau.
Na Taça do Mundo de GT, o alemão Maro Engel venceu pelo segundo ano consecutivo, numa corrida que começou atrás do 'safety car', devido à pista molhada, que acabou por encurtar a prova para apenas 12 voltas.
O brasileiro Augusto Farfus ficou em segundo lugar, com o sul-africano Sheldon van der Linde a completar o pódio.
Na Corrida da Guia Macau, o húngaro Norbert Michelisz sagrou-se campeão do TCR World Tour, para carros de turismo, apesar da ameaça do sueco Thed Björk, que venceu a primeira prova, no sábado, e ficou a apenas cinco pontos da liderança
Mas, hoje, Michelisz acabou em quinto, dois lugares à frente de Björk, numa prova em que o vencedor foi o sérvio Dusan Borkovic, seguido do argentino Esteban Guerrieri e do italiano Marco Butti.
Lo Ka Chun, piloto de Hong Kong, venceu a Taça GT Corrida da Grande Baía por apenas 0,008 segundos, enquanto outro piloto da região vizinha, Damon Chan, conquistou a Taça Macau Roadsports.
Ainda no sábado, a Macau Roadsport Challenge teve como vencedor o piloto local Lei Kit Meng, que bateu o macaense Jerónimo Badaraco, que tinha sido o primeiro na qualificação.
Comentários