O português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter feito uma má escolha de pneus para a qualificação, o que lhe valeu o 16.º lugar da grelha para a corrida sprint da tarde, que terminou no 10.º lugar.

O piloto luso foi o terceiro mais rápido na segunda sessão de treinos livres, com o piso molhado, na qual sofreu uma pequena queda.

“Cometi um erro esta manhã depois de ter caído. Pensei que seria melhor manter os mesmos pneus, pois já estavam montados, mas ficaram demasiado frios, pois não os tivemos com as mantas de aquecimento o tempo suficiente”, explicou o piloto natural de Cascais.

Por isso, teve de fazer toda a sessão de qualificação com os pneus demasiado frios para tirar o melhor rendimento da Aprilia.

Daí o facto de ter terminado apenas em sexto a Q1, que lhe valeu o 16.º posto da grelha na corrida sprint.

No arranque, Oliveira ficou “preso atrás do [sul africano] Brad Binder (KTM), que fez um pião”.

“E, quando cortas gás, toda a gente passa por ti”, explicou o piloto da RNF Aprilia, que desceu de 16.º a 20.º, antes de recuperar até ao 10.º posto final.

“Fiz algumas boas ultrapassagens e fui rápido em cima da mota, o que foi bom”, concluiu Miguel Oliveira, citado pela assessoria de imprensa da RNF Aprilia.

A prova foi ganha pelo espanhol Alex Márquez (Ducati).

No domingo, disputa-se a corrida principal deste GP da Grã-Bretanha, nona prova da temporada.