Os regulamentos técnicos do Mundial de Ralis (WRC) ficam inalterados pelos próximos dois anos, depois de um período de intensa discussão sobre a possibilidade de haver uma redução de potência dos carros atuais.
A decisão do Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA) foi hoje anunciada, na sequência de uma reunião que decorreu no Uzbequistão.
“Foi acordada entre todos os intervenientes a estabilidade dos regulamentos técnicos para 2025 e 2026”, pelo que as características dos carros de Rally 1 [categoria principal] e Rally 2 “ficarão inalterados pelos próximos dois anos”, anunciou a FIA, em comunicado.
De acordo com o mesmo documento, “todos os agentes estão a trabalhar em conjunto nos regulamentos [que vigorarão] a partir de 2027 e há um grande consenso entre os membros do Conselho Mundial e construtores sobre os pontos chave para aumentar a participação [de marcas] ao mais alto nível”.
“Estes regulamentos serão apresentados para aprovação em dezembro, o que vai permitir que os construtores tenham mais de dois anos para se adaptarem”, frisou a FIA.
O presidente da Federação Internacional, Mohammed Ben Sulayem, espera que, com esta decisão, haja o compromisso reforçado por parte dos construtores para se manterem no campeonato.
“Fica claro que temos de ter estabilidade para os próximos dois anos, mas, ao mesmo tempo, é importante para a FIA que, ao proporcionar esta estabilidade, recebamos o mesmo compromisso positivo por parte dos construtores”, frisou.
Promotor, organizadores, diretores de equipa e pilotos aplaudem todos a decisão, depois de intensa discussão nas últimas semanas sobre o futuro do WRC, em que se perspetivou o final dos carros híbridos que atualmente competem em Rally 1, passando os Rally 2 a ser o pináculo deste desporto.
“É bom saber que temos a estabilidade que as equipas pediram e, depois das reuniões que tivemos na Sardenha, parece que há propostas interessantes em cima da mesa para o futuro deste desporto”, disse o piloto belga Thierry Neuville.
Para além disso, “os esforços de aumento de promoção por parte da FIA prometem engrandecer o perfil deste desporto e criar mais valor para os envolvidos”, acrescentou o líder do Mundial.
Nesta reunião do Conselho Mundial da FIA foram, ainda, apresentados os novos regulamentos técnicos da Fórmula 1, que serão votados “nos próximos dias”.
Também ficou decidido criar um título mundial de construtores, a ser atribuído no Mundial de Fórmula E, que já atribui títulos de pilotos e equipas.
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