Tänak (Hyundai i20) gastou 1.42,5 minutos para cumprir os 2,5 quilómetros cronometrados, deixando na segunda posição o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), a um segundo, com o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) em terceiro, a 1,3.
Meeke terminou com uma vantagem de 16,4 segundos sobre o segundo classificado, José Pedro Fontes (Citroën C3), e 18,8 face a Armindo Araújo (Skoda Fabia), que é terceiro.
Em causa está um correio eletrónico que foi divulgado por vários elementos do paddock, alegando que “alguém na equipa” tem sabotado o carro do piloto britânico, que irá para Ferrari na próxima temporada.
O ex-chefe das equipas Benetton e Renault nas décadas de 1990 e 2000, considerado responsável pelo 'crashgate' está de regresso à categoria rainha do desporto motorizado.
Miguel Oliveira estará aos comandos de um Porsche 992 GT3 Cup, juntamente com José Maria Marreiros, que habitualmente compete no Campeonato de Espanha de GT.
O único piloto português em prova, que fez equipa com Ben Keating e Ben Hanley, cortou a meta com 279 voltas, a 39 dos vencedores, Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen (Ferrari).
Depois de um período de intensa discussão sobre a possibilidade de haver uma redução de potência dos carros atuais, afinal as características dos carros de Rally 1 e Rally 2 "ficarão inalterados".
O piloto da Toyota deixou na segunda posição o comandante do campeonato à partida, o leiriense João Ferreira (Mini), a 1.12,7 minutos, com João Dias (Can Am) em terceiro, a 2.33,7 minutos.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.