"A previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável da agitação marítima nos Açores, a partir das 18:00 de hoje e a madrugada de dia 30 de novembro", quarta-feira, refere a Marinha.

De acordo com a informação divulgada num comunicado, a agitação marítima será caracterizada por "uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 14 e 16 segundos".

Face a estas previsões meteorológicas, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam a comunidade marítima e a população para os cuidados a ter, aconselhando, por exemplo, o reforço da amarração dos barcos e "uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas".

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional pedem ainda à população que evite passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, nomeadamente molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, "evitando ser surpreendido por uma onda".

É também desaconselhada a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam que nestas condições "o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras".

APE // ACG

Lusa/fim

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.