A competição internacional OMEN Atlantic Challenge está a decorrer durante o fim-de-semana do Lisboa Games Week. Os qualificadores ditaram a presença da equipa portuguesa eXploit, qualificada pela vitória no dia anterior frente à OFFSET, na final da LPCS. Quanto às equipas internacionais qualificadas estão em competição a espanhola Movistar Riders, a brasileira Detona e a francesa Team Heretics. O torneio oferece um prize pool de 15.000 euros.

Era grande expetativa da participação da equipa de Renatoohaxx, que entrou com tudo na primeira partida do torneio contra a Detona, vencendo o primeiro mapa, Dust2, sem grande dificuldade pelos expressivos 16-8. Mas a equipa brasileira puxou dos galões e acabou por revirar o resultado nos dois jogos seguintes, nos mapas Vertigo e Train, no desempate. Do outro lado, a Movistar Riders não deu hipótese à equipa francesa da Team Heretics, vencendo sem dificuldade as duas primeiras partidas.

Catapultada para a Lower Bracket, a eXploit tinha uma segunda oportunidade para seguir em frente, enfrentando a outra equipa derrotada, a Tem Heretics. Mas nesta partida os franceses fuzilaram os portugueses por 2-0, com ambos resultados muito pesados para as aspirações da represente nacional, que viria a ser assim a primeira eliminada do torneio.

A equipa francesa fica assim à espera do derrotado entre a Detona e a Movistar Riders, partida onde o vencedor segue para a grande final do evento. Todas as partidas tiveram como regra Bo3, aguardando-se uma final mais intensa em Bo5.

A partida entre a Detona e a Movistar Riders começou bastante equilibrada, com ambas as equipas a faturem pontos durante a primeira parte do primeiro mapa, Train, acabando em 8-7. Mas a equipa brasileira pisou o acelerador e dominou a segunda parte da partida, fazendo o primeiro ponto do encontro com 16-8.

O segundo mapa jogou-se em Overpass, escolhido pela Movistar Riders, que na primeira ronda de pistolas levou a melhor. Vitória que galvanizou os espanhóis, que pontuaram cinco vezes sem resposta do adversário. A Detona viria a marcar o seu primeiro ponto na sexta ronda, mas os espanhóis estavam inicialmente decididos a fazer o empate registando 13-3 nas rondas seguintes, desenhando-se um jogo sem grande história. A segunda partida viria a ser encaixada pela Movistar Riders, por 16-3, sem grande dificuldade, rematando o encontro para o mapa de desempate, Mirage.

omen Atlantic challenge - Denota vs movistar
Partidas muito equilibradas entre a equipa brasileira Detona e a espanhola Movistar Riders.

O terceiro mapa arrancou com o primeiro ponto para a Movistar, valendo-lhe a vantagem para a ronda seguinte. Mas a adversária brasileira respondeu da melhor maneira e acabou por revirar o resultado para 5-2. A partida tornou-se mais equilibrada, com alguns erros táticos e distrações por ambas as equipas, com os espanhóis a chegarem a apanhar os adversários aos saltos, de faca na mão. A primeira parte do encontro marcava no placard 8-7 a favor da Detona.

Segunda ronda de pistolas a favor dos espanhóis, voltando a repor o empate, numa partida que a partir daí ganhou intensidade, com ambas as equipas a fazerem o cartaz piscar intermitentemente, ora para um lado, ora para o outro. Aos 10-10 tudo poderia acontecer, e pelo andar do ritmo, o público já se preparava para um possível overtime. A equipa dos bulldogs marcou os pontos seguintes, procurando dominar o meio do mapa, cortando a progressão dos espanhóis. Esforço que compensou um resultado favorável à equipa de 14-10. Antes da possibilidade de chegar ao Match Point, os espanhóis ainda teriam algo a dizer, reduzindo o resultado para 14-11. Encostando completamente a Movistar à parede, a Detona venceria a partida e garantia a final, por 16-11.

A vencedora parte para a grande final, Bo5, e com um mapa de vantagem, como prémio pelo shorcut da vitória. Embora a equipa espanhola tenha partido, terá uma nova oportunidade de "vingança" se ganhar à Team Heretics, a próxima partida do evento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.