A Esports Observer partilhou a lista dos jogos que geraram mais impacto no universo dos eSports durante o primeiro trimestre de 2021, e sem surpresas o trio League of Legends, CS: GO e Fortnite assumem-se no topo da pirâmide, ocupando o primeiro nível dos mais influentes e utilizados em torneios este ano.

O impacto é medido através do número de jogadores ativos mensalmente nas suas versões PC, valendo 30%. Os prémios distribuídos nos torneios somam 25%. As horas de torneios assistidos valem 20% e 15% para as horas gerais dos respetivos jogos assistidos em streaming. Por fim, as streams correntes dos jogos somam 5% e o número de torneios em torno de um título vale os restantes 5%.

Lol
(C) Esports Observer

Assim, League of Legends soma 64.94 pontos no impacto no trimestre, seguindo-se CS: GO com 60.93 pontos, afastando-se completamente dos seguintes, fechando o pódio Fortnite com 40.01 pontos. Um dos jogos mais mediáticos e com grande crescimento é Valorant, igualmente da Riot Games, mas que ainda ocupa o sexto posto, com 32.99 pontos, logo atrás de PUBG, com 33.93. Para alcançar o pódio ainda tem de ultrapassar Call of Duty: Modern Warfare que soma 37.52 pontos no seu quarto lugar.

Rocket League, Dota 2, Apex Legends, World of Warcraft, Rainbow Six Siege, Overwatch, Fifa 21, Hearthstone e Smite também estão na lista dos 15 títulos mais destacados.

A publicação refere que o domínio de League of Legends se deve à sua enorme base de jogadores, e por ter sido um dos jogos mais assistidos em live streams na twitch neste início do ano. Da mesma forma que a maioria das ligas regionais começaram no meio de janeiro, refletindo-se a sua exposição. Também Counter-Strike: Global Offensive começou bem 2021, com mais de 80 torneios oficiais a serem realizados no primeiro trimestre, somando 3,6 milhões de dólares em prémios, incluindo as finais da BLAST Premier com 1 milhão de dólares vencida pela Natus Vincere e a Intel Extreme Masters XV igualmente com 1 milhão de dólares em prémios, ganha pela Gambit.

lol
(C) Esports Observer

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.