O amigável entre o Chile e a Coreia do Sul, disputado na madrugada desta terça-feira, terminou a empatado a zero bolas mas o resultado é o que está a dar menos que falar.
O jogo ficou marcado por um pormenor delicioso de Heung-Min Son, jogador coreano do Tottenham que já está a tornar-se viral: logo aos dois minutos, o jogador ganhou a bola a Arturo Vidal na zona do meio-campo e depois conseguiu fazer passar o esférico por entre as pernas do médio Diego Valdes, fazendo um gesto técnico que era muito popular em Zidane. Um pormenor delicioso mas que não agradou ao médio chileno.
No final do jogo, Valdes foi apanhado a fazer um gesto considerado racista, um estereótipo sobre os olhos dos asiáticos. O médio já pediu desculpas mas o seu gesto não deverá passar impune.
"Em relação à fotografia que está a circular nas redes sociais, nunca foi minha intenção [ofender]. Peço desculpas a quem tenha sentido ofendido com o gesto", disse o jogador, numa publicação citada pelo jornalista Matias Grez, da CNN.
Quem desvalorizou o gesto foi Reinaldo Rueda, selecionador do Chile, durante a conferência de imprensa após o jogo. Questionado sobre o gesto do seu jogador, Rueda negou-se a pronunciar, explicando que estava aí para falar de futebol.
Recentemente, o médio colombiano Edwin Cardona foi punido com cinco jogos de suspensão por fazer o mesmo gesto, considerado racista, num jogo frente a a mesma Coreia do Sul.
Comentários