O 1º de Agosto joga hoje no reduto do Bidvest da África do Sul, para a segunda mão das preliminares da liga dos campeões africanos em futebol, com uma vantagem de 1-0.

Os 'militares' entram em campo avisados, após a eliminação, no sábado, do vice-campeão Petro de Luanda, em Pretória, pelos sul-africanos do SuperSport United, que venceram por 2-1 em casa, após um nulo no estádio 11 de Novembro.

O 1º de Agosto entra em campo com um marcador favorável, apesar de magro. Nos 90 minutos que restam para confirmar a entrada nos grupos da prova de clubes mais prestigiada do continente, o campeão angolano precisa apenas de perder pela diferença mínima mas desde que não seja 1-0.

A única vez que a formação das forças armadas angolanas esteve nesta etapa decisiva da competição foi na edição de estreia em 1997.

A direcção do clube já deixou claro que a entrada na fase decisória da liga é um dos primordiais objectivos desta época, a par do Girabola.

No entanto, ao contrário do Petro de Luanda, que está irremediavelmente afastado das competições da CAF, o 1º de Agosto ainda tem um "recurso", caso não seja bem sucedido na partida de hoje às 16h00 em Joanesburgo.

É que nesta etapa das preliminares, as equipas que falham a entrada na liga vão disputar uma última eliminatória com os apurados para a derradeira fase de apuramento para os grupos da Taça da Confederação.