O ex-árbitro da FIFA Hélder Martins admitiu hoje, em Luanda, que já foi aliciado para favorecer algumas equipas no futebol angolano e não só, e prejudicar outras em troca de avultadas somas em dinheiro e outros bens valiosos.

O árbitro, que acabou a carreira, esta quinta-feira, após 27 anos, não disse os nomes das equipas que o aliciaram, nem esclareceu se aceitou ou não os bens.

“Já fui aliciado para favorecer uma ou outra equipa. Apareciam com conversas de prémios como chocolates, perfumes e muitas outras coisas. Até para dar vermelho a jogadores influentes de determinadas equipas”, admitiu.

Hélder Martins, que é tido como um dos melhores árbitros do futebol angolano, sofreu várias críticas, nos últimos anos, por ter estado envolvido em jogos cujas arbitragens foram polémicas, bem como alguns jogos nas competições africanas.

Hélder Martins disse ainda que se vai dedicar à coordenação um projeto social e desportivo denominado “Talentos do Apito”, que tem por objetivo captar jovens talentos que possam servir o futebol angolano, por via da arbitragem.

*Artigo atualizado às 11h25