O 1.º de Agosto ficou hoje a uma vitória da revalidação do título de campeão angolano de futebol, ao bater em casa o Progresso da Lunda Sul por 2-1 e beneficiando da derrota do Petro de Luanda.
As duas equipas de Luanda entraram para a 28.ª jornada, a antepenúltima do ‘Girabola’ de 2017, com os mesmos 59 pontos - com vantagem no confronto direto para o 1.º de Agosto - jogando ambas à mesma hora, na capital angolana e no leste do país, de ouvidos colados ao relato radiofónico.
Em Luanda, numa partida disputada no Estádio 11 de Novembro, entrou pior a equipa do 1.º de Agosto, que viu, com surpresa, o ‘aflito' Progresso da Lunda Sul adiantar-se no marcador por intermédio de David, antiga estrela do Petro de Luanda, aos 17 minutos.
O empate chegou aos 33 minutos, por Geraldo, e a reviravolta dos ‘militares' de Luanda no marcador deu-se aos 68 minutos, com um autogolo de Barezó, da equipa da Lunda Sul.
No Estádio de 11 de Novembro houve ainda outro motivo de festa, com os adeptos do 1.º de Agosto a ouvirem pela rádio a marcação de uma grande penalidade a favor do Sagrada Esperança, que recebia à mesma hora, no Dundo, Lunda Norte, o Petro de Luanda.
A equipa dos ‘diamantíferos' adiantou-se no marcador aos 75 minutos, com Tresor a não falhar na cara do guarda-redes do Petro de Luanda, que com esta derrota (1-0) deixa o título ao alcance do 1.º de Agosto, caso vença na próximo semana o rival ASA.
Ainda hoje, o JGM Huambo venceu em casa o Kabuscorp do Palanca, resultado que permite à equipa ainda sonhar com a manutenção no ‘Girabola', na época de 2018, objetivo que foi alcançado esta tarde, no Luena, Moxico, pelo Bravos do Maquis, que venceram por 1-0 o Progresso do Sambizanga.
O Interclube, do treinador português Paulo Torres, ascendeu nesta jornada ao quinto lugar, depois de bater, na província de Benguela, os locais do Académica do Lobito, por 1-2.
A jornada 28 teve início na sexta-feira, com o Recreativo do Libolo, campeão em 2014 e 2015, a perder no Lubango, frente ao Desportivo da Huíla, por 2-1, confirmando assim uma das piores épocas dos últimos anos.
Na única partida disputada no sábado, o Recreativo da Caála bateu em casa, no Huambo, o ASA, por 2-0, com os ‘aviadores' de Luanda a terem vida complicada na luta pela permanência no ‘Girabola'.
Comentários