Era o clássico de todas as estrelas, mas apenas as estrelas do Barcelona brilharam na noite fria da Catalunha. Uma noite de sonho para a equipa catalã, que goleou de forma categórica o Real Madrid por 5-0, impondo a primeira derrota a José Mourinho na Liga espanhola. (VEJA O VÍDEO DOS GOLOS)
O triunfo começou a ser construído logo aos 10’, com Iniesta a descobrir Xavi no coração da área e o ‘cérebro’ do futebol blaugrana desviou com classe sobre Casillas para fazer o 1-0. Se antes já o Barcelona tinha avisado com uma bola ao poste, por Messi, aos 18’ surgiu um novo golpe duro para o Real Madrid.
Xavi descobre Villa isolado no flanco esquerdo, o ponta-de-lança espanhol dribla Sérgio Ramos e assiste Pedro Rodriguez para o 2-0. Fácil e eficaz, numa expressão cruel e inequívoca do domínio catalão na partida.
A equipa de José Mourinho, Ronaldo, Ricardo Carvalho e Pepe esboçou uma reacção, quase sempre assinada pelo avançado português. Ronaldo quase marcou de livre aos 35’ e depois reclamou penálti aos 38’, num lance com Valdés. Poucos minutos antes estivera ainda em foco numa ‘picardia’ com o guardião catalão e o treinador Pep Guardiola.
Na segunda parte, José Mourinho trocou Ozil por Lass, na perspectiva de tentar pressionar e travar o carrossel do Barcelona. As boas intenções não se reflectiram no relvado, onde os merengues acumulavam erros atrás de erros e bolas perdidas perante Messi, Xavi e Villa.
O argentino assumiu o papel de maestro e o Barcelona não tardou a aumentar a vantagem. Em três minutos (55’ e 58’) Villa ‘bisou’, na sequência de duas excelentes assistências de Messi, e elevou a noite do Real para um pesadelo que ninguém ousava imaginar.
Enquanto os merengues começaram a não esconder os nervos, os catalães deram um ‘show’ de futebol ofensivo. O resultado foi finalmente definido já aos 90 minutos, aos 5-0, com o golo do jovem Jeffren. Uma noite de sonho para o Barcelona, com o Real a mergulhar no abismo com a expulsão de Sergio Ramos já nos descontos por agressão a Messi.
José Mourinho terá de recuperar a equipa para a recepção na próxima jornada ao Valência. Por agora, o Barcelona foi maior no clássico dos dois colossos e segue assim na liderança, com dois pontos de vantagem sobre o Real.
Comentários