O futebolista português Cristiano Ronaldo, que esta segunda-feira conquistou a sua terceira Bola de Ouro da FIFA, votou nos seus companheiros de equipa no Real Madrid Sergio Ramos, Gareth Bale e Karim Benzema.

Como "capitão" da seleção portuguesa, Ronaldo, que repetiu os triunfos de 2008 e 2013, apontou o defesa central espanhol como o melhor jogador do ano, secundando-o de Bale e Benzema.

O selecionador luso, Fernando Santos, elegeu Cristiano Ronaldo, colocando o guarda-redes alemão Manuel Neuer no segundo lugar e o avançado holandês Arjen Robben no terceiro, e o jornalista Joaquim Rita repetiu o voto em Ronaldo, à frente de Robben e do argentino Angel Di María.

O português Jorge Costa, selecionador do Gabão, atribuiu os seus cinco pontos a Messi, relegando Cristiano Ronaldo para o segundo posto, à frente de Robben.

Ronaldo foi o preferido para Carlos Queiroz, responsável pela seleção do Irão, e para Rui Águas, selecionador de Cabo Verde, que deixaram Messi e Neuer e Robben e Di María nos segundo e terceiro lugares, respetivamente.

O argentino Lionel Messi votou no seu compatriota Di Maria para melhor jogador, deixando os seus companheiros de equipa no FC Barcelona Andrès Iniesta e Javier Mascheerano nos restantes lugares do pódio.

O selecionador da Argentina, Gerardo Martino, também optou por votos patrióticos, com Messi no primeiro posto, seguido de Di María e Mascherano.

Joachim Löw, que foi eleito o melhor treinador de 2014, votou em Neuer, tal como o "capitão" da seleção alemã Bastian Schweinsteiger, sendo que em nenhum dos casos dispensaram qualquer ponto para Ronaldo ou Messi.

O selecionador espanhol de futebol, Vicente Del Bosque, também atribuiu os seus cinco pontos a Ronaldo, entregando três ao alemão Phillip Lahm e um a Ramos, à semelhança do que fez Iker Casillas, que secundou o português de Ramos e do alemão Thomas Müller.

Quanto aos votantes lusófonos, o "capitão" da seleção brasileira, Neymar, destacou o seu companheiro de equipa Messi, remetendo Ronaldo para o segundo posto, à frente de Mascherano.

O selecionador do "escrete", Dunga, ordenou a sua preferência destacando Neymar, de Ronaldo e do sueco Zlatan Ibrahimovic

Ronaldo recebeu ainda os cinco pontos referentes às votações do selecionador de Angola, Romeu Filemon, do "capitão" da seleção de Cabo Verde, Marco Soares, enquanto os "capitães" moçambicano, Dário, e angolano, Gilberto, o selecionador de Moçambique, João Chissano, e o de Macau, Leung Sui Wing, preferiram Kroos, Lahm, Robben e Messi, respetivamente.