Uma delegação do Estoril Praia está na Guiné-Bissau para levar um "abraço solidário" aos habitantes das ilhas Bijagós e Bafatá, através da oferta de material escolar, hospitalar e desportivo, indicou hoje o presidente do clube português, Alexandre Faria.

O líder do Estoril precisou que está à frente de uma delegação de 22 elementos, na maioria antigos jogadores do clube, entre os quais o ex-internacional português Hugo Leal, convidados pela associação guineense Pro-Bolama para "conhecerem a realidade" do país, entregar donativos e efetuar jogos de caráter particular com as ‘velhas glórias’ locais.

Na segunda-feira, a missão solidária do Estoril Praia entregou donativos angariados através de contribuições de sócios e adeptos do clube, designadamente, livros para as escolas de Bolama, material hospitalar, equipamentos de jogo e de treino para o Estrela Negra de Bolama, tendo ainda realizado um jogo com antigos jogadores da ilha.

Paralelamente, adiantou Alexandre Faria, alguns elementos das ‘velhas glórias’ do Estoril Praia aproveitaram para ministrar conceitos de treino a crianças e treinadores de futebol juvenil de Bolama e a mesma iniciativa será desenvolvida na quinta-feira em Bafatá, para onde a comitiva portuguesa se desloca, antes de regressar a Lisboa, na sexta-feira.

Bolama e Cascais são duas cidades geminadas e, ao abrigo desta cooperação, a ilha, que foi a primeira capital da Guiné, ainda na época colonial, tem em funcionamento desde a semana passada a Rádio Esperança de Bolama, inteiramente financiada pela câmara da cidade portuguesa, notou Ismael Medina, da Pro-Bolama.

Naquela que é a sua sétima visita à Guiné-Bissau, Alexandre Faria disse à Lusa que "está a ser uma agradável surpresa" para vários elementos da comitiva do Estoril Praia, sobretudo para aqueles que não conheciam a realidade guineense, destacando-se a "amabilidade e a hospitalidade" locais.

O responsável das relações internacionais da Pro-Bolama, Ismael Medina, referiu à Lusa que vários elementos da comitiva do Estoril Praia prometeram voltar à Guiné-Bissau "com as respetivas famílias" para férias e "descobertas de outros lugares".

O dia de hoje será dedicado a uma visita à ilha de Bubaque.

Antes de regressar a Lisboa, na sexta-feira, a missão solidária do Estoril Praia efetuará visitas de cortesia ao secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desporto, Florentino Dias, e ao Presidente guineense, José Mário Vaz.