Na conferência de imprensa da partida com a Espanha, Fernando Santos abordou a integração de Pedro Gonçalves e confessou que os últimos dias de trabalhos do jogador tiraram-lhe quaisquer dúvidas em relação à chamada do jogador do Sporting.

"O jogo irá dizer. Se eu conseguisse fazer esse tipo de exercício. O próprio jogo é que vai dizer quem vou ter de meter. Os jogadores que estão aqui, incluindo o Pedro, porque mostram qualidade. O que ele tem demonstrado nos treinos é que eu estava certo. O Pedro vai jogar se eu entender que deve jogar. O Pedro vai ao Euro, não está aqui para mostrar que pode ir ao Euro", atirou em conferência de imprensa.

Sobre a partida com a Espanha, o selecionador entende ser o adversário certo para preparação antes do arranque da preparação no Euro.

"Entendemos ser um adversário certo para esta nossa preparação. É uma grande equipa e será um teste ótimo. Podemos perceber o que vamos poder fazer nos vários momentos do jogo. Não há muito tempo para melhorar, mas dará para melhorar algumas coisas. Não será um exame aos jogadores, mas sim à equipa. O que me interessa é o comportamento coletivo nos vários momentos do jogo. Só assim podemos melhorar e lutar pelo objetivo da equipa no Euro'2020. Durante a semana não dei nenhum treino a pensar na forma como joga Espanha. Só hoje vou falar com os jogadores um pouco sobre o futebol de Espanha", referiu.

Fernando Santos também admitiu que esta equipa não tem a mesma forma de jogar que a equipa que conquistou o Euro em 2016 em França.

"Estão aqui 11 jogadores do Euro'2016, dois são guarda-redes. O que mudou não foi a qualidade, mas as características. Tem sido claro. A equipa não tem a mesma forma de jogar. O ponto base, sim, mas depois os jogadores mudam o resto. Tem tudo a ver com as características dos jogadores. Não tenho dúvidas nenhumas que esta equipa não é uma equipa semelhante à de 2016. É mais perto de 2019, mais perto dessas nuances."