É já entre os dias 4 e 9 de julho que arranca mais uma edição da Ibercup que vai ter lugar no Concelho de Cascais. Na maior edição de sempre vão estar reunidos 5000 participantes, e mais de 300 equipas masculinas e femininas, de 20 países e cinco continentes que vão tentar alcançar o tão desejado troféu.

30 campos de futebol do concelho de Cascais vão receber cerca de 793 partidas ao longo de cinco dias, numa verdadeira festa do futebol.

Veja o vídeo da conferência de apresentação do evento

São jovens talentos que vão marcar presença no Estoril, vindo de todas as partes do mundo. E tudo por amor ao futebol.

Futebolistas de Portugal, Brasil, Estados Unidos, Zâmbia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Singapura, França, Polónia, Austrália, Estónia, Guatemala, Jamaica, África do Sul, Malásia, Itália, Suécia e Canadá vão competir, e o objetivo é fazerem-se notar e quem sabe mostrarem que podem ter uma oportunidade no ultracompetitivo mundo do desporto rei.

Bernardo Corrêa de Barros, presidente do Turismo de Cascais, considera que o evento é um dos mais importantes da cidade ao longo do ano. “Está no top de eventos, e que mais massa mobiliza. Não era crente. Mas hoje sou um defensor acérrimo”, assinalou.

Filipe Rodrigues, um dos fundadores do projeto, não tem dúvidas também em relação ao papel que a competição tem na promoção do nosso país. “Ver os atletas e esta máquina a funcionar, dá vida a Cascais e a todo o município. Um dia são jovens jogadores, na próxima vez visitam-nos com a família”, referiu durante a apresentação do evento.

Rui Vitória, selecionador do Egito, acredita que estes torneios são um "palco formidável para estes talentos demonstrarem o seu valor".

“No futebol todos começamos desde pequenos com grandes sonhos, este é o início da viagem para muito talentos. A Ibercup simboliza isso, o despertar de sonhos, a oportunidade de se poder ganhar experiência, numa competição internacional com muitos jovens”, começou por dizer num vídeo divulgado durante a apresentação da competição.

“Como treinador eu aprecio o valor imenso deste torneio que é uma oportunidade impar de observar a diversidade do futebol e a paixão e a determinação que estes novos talentos têm. Sei bem que é importante ter apoio e orientação no início desta carreira. A Ibercup Estoril constitui um palco formidável para estes talentos demonstrarem todo o seu valor, com total respeito e desportivismo. E eu estou muito entusiasmado para poder acompanhar o desempenho destas equipas. E quem sabe poderemos ter oportunidade para ver nascer no futuro algumas futuras estrelas”, acrescentou.

A Ibercup até pode ser comparada a uma jornada da Juventude, mas do futebol. César Peixoto, embaixador da competição, não tem dúvidas em eleger a Ibercup como uma plataforma fundamental para a descoberta de jovens talentos.

"A vinda de jovens equipas de tantos países diferentes a Portugal é um marco de grande significado. Estes talentos refletem a relevância do IberCup como plataforma global para o futebol juvenil. Tenho grande expectativa de ver estes atletas em competição e acredito plenamente que este torneio irá fortalecer a nossa comunidade futebolística”, afirmou.

César Peixoto: "Estou no mercado e têm aparecido algumas abordagens"
César Peixoto: "Estou no mercado e têm aparecido algumas abordagens"
Ver artigo

Este festival de desporto jovem é um evento que celebra o futebol e os jovens talentos, no fundo aqueles que vão fazer parte do futuro do desporto rei.

Filipe Rodrigues destacou a importância da competição que tem como casa a Vila de Cascais . “A nível nacional somos o evento com mais equipas participantes. Para nós é importante que o Ibercup seja um evento de referência para os jogadores viajarem para a Europa. Pelo facto de se realizar em Cascais dá-nos também condições excecionais e diferenciadoras em relação a outros torneios e outros países”, afirmou antes de revelar uma meta para a próxima edição já em 2024.

"Temos sido bastante ambiciosos, vamos ter em 2023 perto das 600 equipas participantes, somando o evento da Páscoa e do Verão, a nossa ambição para o próximo ano é atingir as 1000 equipas ", revelou.

A ibercup realiza-se entre os dias 5 e 9 de julho e conta com mais 300 equipas e 793 entre competições masculinas e femininas.

Consulte aqui o calendários dos jogos

No dia 3 de julho é a data para a receção para todas as equipas participantes. No dia 4 de julho tem lugar a cerimónia de abertura. Nos dias 5 e 6 de julho realizam-se os jogos da fase de gupos da competição, e um dia depois arrancam os playfoffs. As finais estão agendadas para domingo, dia 9 de julho.

Consulte aqui o programa